Pires, Larissa do NascimentoMattos, Gabriela de Souza2025-12-152025-12-152025-07-18MATTOS, Gabriela de Souza. Etnociência e as ciências da natureza: uma análise acerca de questões do exame nacional do ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2025. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/1/95. Acesso em: 16 dez. 2025.https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/1/95A etnociência, enquanto campo que valoriza os saberes tradicionais de comunidades indígenas e quilombolas, tem se mostrado uma ferramenta pedagógica relevante para o ensino contextualizado das Ciências da Natureza. Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira questões relacionadas à etnociência aparecem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre os anos de 2013 a 2023, especificamente nas áreas de Física, Química e Biologia. Por meio de uma pesquisa qualitativa e documental, foram identificadas 9 questões com potencial de abordagem etnocientífica, sendo a maioria pertencente à disciplina de Biologia. Os resultados indicam que, embora haja contextualização com saberes tradicionais nos enunciados, esses conhecimentos não são mobilizados efetivamente como recursos para a resolução das questões. Conclui-se que há uma presença pontual e superficial da etnociência nas avaliações, o que reforça a necessidade de uma integração mais profunda entre os conhecimentos científicos e tradicionais, especialmente no contexto da educação básica.Ethnoscience, as a field that values the traditional knowledge of Indigenous and Quilombola communities, has proven to be a relevant pedagogical tool for the contextualized teaching of Natural Sciences. This study aims to analyze how issues related to ethnoscience appear in the National High School Exam (ENEM) between the years 2013 and 2023, specifically in the areas of Physics, Chemistry, and Biology. Through qualitative and documentary research, nine questions with potential for ethnoscientific approach were identified, most of them belonging to the Biology discipline. The results indicate that, although traditional knowledge is used for contextualization in the question statements, it is not effectively mobilized as a resource for solving the problems. It is concluded that ethnoscience is present in a limited and superficial manner in the assessments, which reinforces the need for a deeper integration between scientific and traditional knowledge, especially in the context of basic education.Português BrasilEtnociênciaCiência - Estudo e ensinoExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)Etnociência e as ciências da natureza: uma análise acerca de questões do exame nacional do ensino médioTrabalho de conclusão de graduaçãoAcesso AbertoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA