Repositório Institucional

APRENDIZAGEM ATIVA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DE PROBLEMAS NO LOCAL DE TRABALHO

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bortolanza, João Fábio
dc.contributor.author Silva, Eli Lopes da
dc.date.accessioned 2019-12-12T11:01:45Z
dc.date.available 2019-12-12T11:01:45Z
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1220
dc.description.abstract Este artigo descreve e analisa os aspectos envolvidos e os resultados obtidos de uma intervenção pedagógica para implementação de uma metodologia de ensino-aprendizagem ativa utilizando o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb), realizada em turmas do ensino técnico profissional dos cursos Técnico em Mecânica e Técnico em Eletromecânica, na disciplina de Manutenção Mecânica, no Centro de Educação Profissional “Dário Geraldo Salles”, em JoinvilleSC. Neste processo, foi proposto aos alunos a pesquisa, apresentação e discussão de exemplos de problemas da realidade onde trabalham, conectando-os aos conteúdos da disciplina discutidos em sala. O processo foi dividido em quatro etapas. A primeira etapa consistiu na apresentação expositiva do professor em sala sobre a atividade aos alunos. Na segunda etapa, os alunos realizaram a observação de problemas no chão de fábrica onde trabalham e elaboraram um relatório do problema observado, conectando o problema aos assuntos discutidos em sala. Na terceira etapa, foram apresentados em sala de aula os problemas observados pelos alunos e, por fim, na quarta etapa, foi realizada uma discussão crítica e reflexiva, mediada pelo professor, sobre os trabalhos e soluções apresentados, inserindo aspectos de interdisciplinaridade1 e interprofissionalidade2 , propiciando uma significação do processo de ensino-aprendizagem do aluno e do professor. Esse processo gerou a entrega de relatórios de análise dos problemas observados na empresa bem detalhados e de boa qualidade técnica, apresentações e discussões em sala com ampla participação dos alunos, o que permitiu concluir que a metodologia aplicada resultou no enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio do incentivo do senso crítico e a intervenção dos alunos na realidade de trabalho, propiciando o aprimoramento da prática docente do professor. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Intervenção Pedagógica pt_BR
dc.subject Metodologia Ativa pt_BR
dc.subject Aprendizagem Baseada em Problemas pt_BR
dc.title APRENDIZAGEM ATIVA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DE PROBLEMAS NO LOCAL DE TRABALHO pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Docência para EP pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta