dc.description.abstract |
Este artigo descreve e analisa os aspectos envolvidos e os resultados
obtidos de uma intervenção pedagógica para implementação de uma metodologia de
ensino-aprendizagem ativa utilizando o método de Aprendizagem Baseada em
Problemas (ABProb), realizada em turmas do ensino técnico profissional dos cursos
Técnico em Mecânica e Técnico em Eletromecânica, na disciplina de Manutenção
Mecânica, no Centro de Educação Profissional “Dário Geraldo Salles”, em JoinvilleSC. Neste processo, foi proposto aos alunos a pesquisa, apresentação e discussão
de exemplos de problemas da realidade onde trabalham, conectando-os aos
conteúdos da disciplina discutidos em sala. O processo foi dividido em quatro etapas.
A primeira etapa consistiu na apresentação expositiva do professor em sala sobre a
atividade aos alunos. Na segunda etapa, os alunos realizaram a observação de
problemas no chão de fábrica onde trabalham e elaboraram um relatório do problema
observado, conectando o problema aos assuntos discutidos em sala. Na terceira
etapa, foram apresentados em sala de aula os problemas observados pelos alunos e,
por fim, na quarta etapa, foi realizada uma discussão crítica e reflexiva, mediada pelo
professor, sobre os trabalhos e soluções apresentados, inserindo aspectos de
interdisciplinaridade1 e interprofissionalidade2
, propiciando uma significação do
processo de ensino-aprendizagem do aluno e do professor. Esse processo gerou a
entrega de relatórios de análise dos problemas observados na empresa bem
detalhados e de boa qualidade técnica, apresentações e discussões em sala com
ampla participação dos alunos, o que permitiu concluir que a metodologia aplicada
resultou no enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio do
incentivo do senso crítico e a intervenção dos alunos na realidade de trabalho,
propiciando o aprimoramento da prática docente do professor. |
pt_BR |