dc.description.abstract |
Atender à diversidade de público é um dos principais desafios para a EPT.
Assim, uma melhor compreensão dos mecanismos de evasão, principalmente aqueles
do âmbito de atuação docente, é importante para o combate à esta crítica
problemática. Portanto, o objetivo deste artigo é evidenciar o alcance da relação entre
ensino, pesquisa e extensão, enquanto práxis docente que alinha o conhecimento
científico-tecnológico, a vivência do trabalhador e a formação docente em
favorecimento da permanência e êxito discente.Para o desenvolvimento metodológica
desta pesquisa foi planejado a oferta de um curso FIC em flexografia. Como
ferramentas foram utilizados diário de campo dos docentes e relatos orais dos
dicentes. Foram analisados o impacto da busca ativa junto às empresas e da formação
docente sobre a permanência e êxito. A partir disso concluiu-se que, a adequação da
formação docente pode ser fortemente estimulada pela educação não formal,
disponibilizando-se espaço-tempo suficiente no planejamento do trabalho docente
para encontros de grupos de estudo. A busca ativa minimizou a evasão e possibilitou
um significativo engajamento dos trabalhadores, o qual foi pautado não
exclusivamente na aprendizagem técnica, mas também, na relação de proximidade
desenvolvida entre docente e discente. |
pt_BR |