dc.description.abstract |
Em busca de melhorias nos processos de ensino-aprendizagem o
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) investe cada vez mais em
suas unidades e nos recursos didáticos disponibilizados aos seus alunos e
professores. Alguns desses recursos desenvolvidos são aplicativos de Realidade
Aumentada para os cursos técnicos, como o utilizado neste estudo: o SENAI RA –
Redes de Computadores. O SENAI RA é um aplicativo em que os usuários utilizam a
câmera do celular para o reconhecimento de imagens impressas nos livros didáticos
e assim, acessam objetos como simuladores, objetos em 3D, vídeos, entre outros
que enriquecem e facilitam o aprendizado para a construção das competências
profissionais. O objetivo do estudo foi promover a inclusão de novas tecnologias
digitais, já disponíveis aos docentes do SENAI, e avaliar a sua utilização na prática
pedagógica quanto a aceitação por parte dos alunos envolvidos no processo, o que
foi concluído com êxito conforme demonstrado nos resultados finalizando o estudo.
O estudo foi realizado na escola do SENAI de Tubarão-SC durante a observação e a
realização de estágios da prática pedagógica no decorrer do curso de
Especialização em Docência para Educação Profissional, através de uma pesquisa
com 22 perguntas respondida por 43 alunos de dois cursos da instituição: Técnico
em Redes de Computadores e Informática para Internet. Essa experimentação foi
conduzida e alinhada com os conteúdos estudados nos cursos técnicos que
participaram do trabalho. |
pt_BR |