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Utilização do modelo SERVQUAL para avaliação do nível da qualidade dos serviços em oficina mecânica de Gaspar - SC

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dc.contributor.advisor Fronteli, Marcio Henrique
dc.contributor.author Andrade, Daniela Alves de
dc.date.accessioned 2020-04-02T19:05:12Z
dc.date.available 2020-04-02T19:05:12Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1365
dc.description.abstract Em virtude do aumento da frota circulante, da fabricação e venda de motocicletas, ciclomotores, motonetas e similares, o setor de manutenção de motocicletas está em crescente ascensão. Diante da expansão desse setor acresce também a competitividade, despertando assim a necessidade de se diferenciar. Com base nessas informações, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o nível da qualidade dos serviços prestados na oficina mecânica especializada em motocicletas, situada na cidade de Gaspar. As variáveis analisadas neste estudo foram os elementos tangíveis, confiabilidade, presteza, segurança e empatia possibilitando assim o gestor alinhar a tomada de decisão baseada em dados estatísticos sobre as expectativas e percepções dos consumidores. Primeiramente para coleta dos dados foi aplicada uma entrevista estruturada com os sócios proprietários da oficina mecânica, a fim de caracterizar a empresa estudada. Em segundo momento, foram aplicados questionários com 71 clientes onde foram adaptadas questões das cinco dimensões do modelo SERVQUAL, incluindo-se a dimensão políticas de preço, objetivando analisar discrepâncias entre a expectativa e a percepção dos clientes. A análise e tratamento dos dados foram realizados estatisticamente com o auxílio do programa SPSS e a elaboração de planilhas e gráficos com apoio do software Libreoffice Cálc. Os resultados evidenciaram que, apesar de algumas dimensões indicarem GAPS negativos, a média geral do nível da qualidade dos serviços prestados foi positiva atingindo as expectativas dos seus clientes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Clientes pt_BR
dc.subject Expectativa pt_BR
dc.subject Percepção pt_BR
dc.subject Qualidade dos serviços pt_BR
dc.subject SERVQUAL pt_BR
dc.title Utilização do modelo SERVQUAL para avaliação do nível da qualidade dos serviços em oficina mecânica de Gaspar - SC pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais pt_BR
local.institution.campus gas pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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