dc.description.abstract |
A qualidade de vida no trabalho é um tema atual, o qual objetiva a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional dos servidores. Este estudo faz-se importante para as instituições públicas de ensino, tendo em vista que são regidas por mecanismo legais, que muitas vezes são deficientes, assim, necessita-se compreender os conflitos que ocorrem em meio a sua estrutura, com a intenção de serem solucionados, para fins de proporcionar resultados positivos aos docentes envolvidos. Pensando nisso, esse artigo foi realizado a partir da análise de dados que foram coletados por intermédio de uma pesquisa de qualidade de vida no trabalho que fora aplicada pelo IFSC aos docentes do IFSC- Campus de São Miguel do Oeste/SC, disponíveis no site da instituição. A presente pesquisa enquadrou-se como quantitativa, qualitativa e descritiva. Conforme constatado nas pesquisas analisadas, os conflitos potenciais, resultantes da repressão, que não são resolvidos continuam presentes, com um teor de energia acumulado, que cresce até aparecer, direta, ou indiretamente, nas ocasiões mais inoportunas, de forma descontrolada, trazendo sérios riscos à pessoa, ao grupo e à organização, pelos seus efeitos destrutivos iminentes. Assim, é necessário que os docentes sejam preparados para enfrentar as diferentes situações presentes na instituição de ensino. Neste sentido, o IFSC deve desenvolver um modelo de formação para promover peculiaridade nas mediações de conflitos dos docentes na instituição objetivando desenvolver um ambiente em que haja ações de empedramento, em um ambiente positivo, onde exista gestão do tempo e os docentes possam contar com suporte profissional. |
pt_BR |