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GESTÃO DA EMOÇÃO E CONFLITOS: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC) CAMPUS TUBARÃO

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dc.contributor.advisor Lima, Samantha Dias de
dc.contributor.author Modolon, Elizângela Corrêa
dc.contributor.author Vitor, Janaína Neves
dc.date.accessioned 2020-05-25T14:12:38Z
dc.date.available 2020-05-25T14:12:38Z
dc.date.issued 2020-05-25
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1421
dc.description.abstract Este artigo teve por finalidade investigar o conflito nas organizações de trabalho e descreve o conceito de inteligência emocional, tendo em vista a importância do uso inteligente e adequado das emoções no contexto organizacional para a geração de resultados positivos. Entendemos o conflito como uma característica comum ao ser humano e que ocorre nas relações interpessoais por diversos motivos. A partir de uma pesquisa de Qualidade de Vida, realizada em maio de 2017 no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), os indicadores mostraram que situações de conflitos são recorrentes na instituição. O presente trabalho analisa a gestão de conflitos nas relações socioprofissionais de trabalho no Instituto Federal de Santa Catarina câmpus Tubarão e como a gestão da emoção pode auxiliar nessas relações interpessoais. Para tal discorremos algumas análises a partir da pesquisa já aplicada, visando ampliar o entendimento para uma melhor compreensão da importância de gerenciar as emoções a fim de evitar conflitos. Para tanto a metodologia empregada foi um estudo de caso para que se possa analisar, com base no material bibliográfico indicado, como as pessoas se comportam no ambiente organizacional para se comunicarem e se relacionarem, as causas e consequências sofridas pela organização por atitudes, tomadas de decisão e negociações baseadas no uso das emoções. Os principais autores mobilizados são: Cavalcanti (2006), Chiavenato (2010), Goleman et al (2007), Cury (2015). Os resultados obtidos com essa análise são que: diante destas, podemos concluir que cada ser humano é único e reage diferente em determinadas situações. Por isso, se cada um gerenciasse bem suas emoções, fizesse sua própria autoanálise, tivesse um autoconhecimento, compreendesse melhor seus comportamentos/atitudes e tivesse um lado emocional equilibrado muitas discussões e conflitos seriam evitados. E, todas essas análises e reflexões apresentadas podem ser utilizadas como subsídio para propor algumas ações e estratégias de melhoria dentro do intelecto emocional de cada colaborador, contribuindo positivamente nas relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Gestão da emoção pt_BR
dc.subject Conflitos pt_BR
dc.subject Relações interpessoais pt_BR
dc.title GESTÃO DA EMOÇÃO E CONFLITOS: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC) CAMPUS TUBARÃO pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Gestão Pública na EPT pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


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