dc.description.abstract |
A evasão escolar passa ser um problema em crescimento que atinge todos os
níveis de ensino da educação no Brasil, principalmente na modalidade EaD, pois
são muitos os desafios a serem enfrentados pelo aluno que decide por esta
modalidade de ensino. Assim sendo, objetivando entender a condicionante da
evasão escolar de modo geral na EaD e no que diz respeito à trajetória escolar e
profissional e os significados atribuídos sua escolarização e formação profissional
do aluno a discussão desta temática torna-se relevante, visto que, por meio dela foi
possível mensurar quais as principais causas da evasão e o que fazer para
fomentar a permanência e êxito. Além disso, serviu para pensar políticas de
estratégias para desenvolver ações preventivas, colocando o aluno como foco
principal ampliando assim a democratização do acesso e a qualidade da educação
para todos, e fortalecimento na gestão de permanência e êxito. Por isso, este artigo
foi elaborado com intuito analisar para compreender a temática da evasão escolar
e permanência e êxito, dos cursos de pós-graduação lato sensu em docência para
a educação profissional; tecnologias para a educação profissional; gestão pública
para a educação profissional e tecnológica ofertados pelo Centro de Referência e
formação em Educação a Distância do Instituto Federal de Santa Catarina, e,
perante isso, formulou-se propostas que possam desenvolver estratégias escolares
que promovam a permanência e o êxito dos estudantes dos nos referidos cursos,
na modalidade EAD, ofertados pelo Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC. |
pt_BR |