dc.description.abstract |
O objetivo da presente pesquisa é avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT – dos docentes do Curso de Eletrotécnica do IFSC – Campus Criciúma. A análise foi baseada na amostra de 50% do total de docentes do curso, sendo que preencheram o instrumento de pesquisa (questionário) e as respostas foram estratificadas em 08 (oito) dimensões, a saber: D1 – Integração social; D2 – Utilização da capacidade humana; D3 – Segurança e saúde nas condições de trabalho; D4 – Constitucionalismo; D5 – Trabalho e espaço de vida; D6 – Compensação adequada e justa; D7 – Oportunidade de carreira e D8 – Relevância social. Para tanto, entende-se que QVT envolve aspectos físicos, ambientais e psicológicos e relaciona-se com o bem estar do docente além do seu ambiente de trabalho. Após apresentar alguns modelos para avaliação de QVT, aplicou-se o modelo proposto e analisando qualitativamente as respostas ao questionário, pode-se observar que o Curso de Eletrotécnica é uma referência positiva em QVT ao Instituto apresentando resultados extremamente positivos. Conquanto, a integração social (100% “A” ou “B”), a utilização da capacidade humana (93% “A” ou “B”) e a relevância social (94% “A” ou “B”) foram destaques positivos. Doutra banda, referente as gratificações, bonificações e promoções com base na competência e produtividade (D6 e D7) não foram tão bem avaliadas. Por derradeiro, com base nesta dimensão negativa surgiram algumas ideias de recompensas com base na produtividade e competência dos docentes. |
pt_BR |