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Em seu desenvolvimento, a humanidade passou por diversas formas de organização social e
econômica, atualmente nos encontramos na sociedade da informação, caracterizada pela
utilização massiva de sistemas computacionais e sistemas de comunicação de dados que
trouxe benefícios e também desafios para esta sociedade. A segurança da informação e a
privacidade de dados são consideradas áreas que apresentam grandes desafios da sociedade da
informação em função do avanço tecnológico de Inteligência Artificial, Big Data e Internet
das Coisas, que fazem uso do grande volume e variedade de dados gerados pelos sistemas de
informação e que, utilizando o poder computacional atual, podem transformar os dados em
informações e inteligência para a tomada de decisões. Esse processo pode gerar violação à
privacidade dos usuários e seus direitos fundamentais. Para regulamentar como as empresas
públicas ou privadas vão tratar os dados dos usuários em seu ambiente, o governo do Brasil
sancionou a Lei 13.709/2018, conhecida por Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Este
artigo buscou identificar a aplicação da lei às instituições de ensino e, em especial, efetuar a
avaliação do IFSC no atendimento à lei. Na avaliação efetuada identificou-se que o IFSC
encontra-se no estágio inicial de atendimento a lei, o que é crítico face ao volume de trabalho
em que consiste a adequação dos processos e sistemas da instituição, bem como a mudança de
cultura institucional de tratamento de dados pessoais. Aumentando a criticidade, há curto
prazo de atendimento à lei, que entrará em vigor em agosto de 2020. |
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