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O presente artigo tem como objetivo identificar como as questões de saúde e qualidade de vida estão sendo trabalhadas dentro de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, identificando desafios na implementação de uma Política Institucional de Qualidade de Vida no Trabalho. O aporte teórico que fundamenta esse artigo tem por base a Teoria das Relações Humanas (CHIAVENATO, 2014). A metodologia de pesquisa utilizada é a pesquisa qualitativa, a partir da aplicação de entrevista semiestruturada. Nesse sentido, foi possível verificar que a questão da saúde e qualidade de vida do servidor é assunto latente e que desafia a gestão na proposição de ações efetivas e que reflitam no cotidiano laboral, sendo essencial o planejamento a partir do levantamento das demandas e atendimento aos aspectos que envolvem o lado pessoal e profissional, fazendo com que a gestão se conecte aos servidores em prol da busca pelo desenvolvimento Institucional concomitante com à satisfação do servidor. Dessa forma, um dos maiores desafios dizem respeito a mobilização dos servidores em participarem de ações de qualidade de vida propostas, sendo essencial para isso que a Instituição promova projetos que de fato vão ao encontro dos anseios elencados no levantamento de demanda. |
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