Repositório Institucional

A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Mota, Israel da Silva
dc.contributor.author Zanuzzo, Marcelo Luiz
dc.contributor.author Santos, Rogério Antonio dos
dc.date.accessioned 2020-05-26T12:45:04Z
dc.date.available 2020-05-26T12:45:04Z
dc.date.issued 2020-05-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1452
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso estudou o uso do celular no Instituto Federal de Santa Catarina no Câmpus de São Carlos. Com o objetivo de conhecer o uso do celular em sala de aula, as dificulades enfrentadas pelos docentes em relação ao uso em momentos impróprios pelos alunos, ainda, na medida do possível, delinear quais as principais vantagens da inserção desse no espaço escolar, ou seja, no processo ensino aprendizagem. Como problema central de pesquisa busca- se responder a seguinte pergunta: Em que medida o uso do smartphone/celular em sala de aula pode contribuir ou prejudicar o rendimento escolar dos alunos? Há outras questões que são tangenciadas pela pesquisa, quais sejam: Você utiliza o telefone celular no momento em que o professor está ministrando aula? O uso do celular em sala de aula contribui ou atrapalha o processo ensino aprendizagem? Você acredita que o uso do celular em sala de aula pode ajudar em sua aprendizagem? Quais suas principais dificuldades frente ao uso do celular em sala de aula? Trata-se de um estudo de caso, de cunho quali-quantitativa, com emprego de pesquisa bibliográfica. Os resultados alcançados permitem concluir que de modo geral as mídias digitais contribuem de forma significativa com o processo ensino aprendizagem, desde que sejam utilizadas de forma racional, consciente, sem atrapalhos na vida escolar do educando. Verifica-se que os educadores são peças fundamentais nesse processo de conscientização e recionalização do uso apropriado do celular em sala de aula. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Celular pt_BR
dc.subject Ensino Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Gestão Pública na EPT pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta