dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso estudou o uso do celular no Instituto Federal de Santa Catarina no Câmpus de São Carlos. Com o objetivo de conhecer o uso do celular em sala de aula, as dificulades enfrentadas pelos docentes em relação ao uso em momentos impróprios pelos alunos, ainda, na medida do possível, delinear quais as principais vantagens da inserção desse no espaço escolar, ou seja, no processo ensino aprendizagem. Como problema central de pesquisa busca- se responder a seguinte pergunta: Em que medida o uso do smartphone/celular em sala de aula pode contribuir ou prejudicar o rendimento escolar dos alunos? Há outras questões que são tangenciadas pela pesquisa, quais sejam: Você utiliza o telefone celular no momento em que o professor está ministrando aula? O uso do celular em sala de aula contribui ou atrapalha o processo ensino aprendizagem? Você acredita que o uso do celular em sala de aula pode ajudar em sua aprendizagem? Quais suas principais dificuldades frente ao uso do celular em sala de aula? Trata-se de um estudo de caso, de cunho quali-quantitativa, com emprego de pesquisa bibliográfica. Os resultados alcançados permitem concluir que de modo geral as mídias digitais contribuem de forma significativa com o processo ensino aprendizagem, desde que sejam utilizadas de forma racional, consciente, sem atrapalhos na vida escolar do educando. Verifica-se que os educadores são peças fundamentais nesse processo de conscientização e recionalização do uso apropriado do celular em sala de aula. |
pt_BR |