dc.description.abstract |
A evasão é um tema recorrente e alvo de várias discussões, pesquisas e estudos. É um problema que atinge a maioria das instituições de educação do país, sejam públicas ou instituições privadas. Este trabalho é resultado de uma pesquisa que foi realizada e que teve como objetivo geral estudar a evasão e diagnosticar as causas da evasão no curso técnico em Edificações do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus de São Carlos compreendendo o período de 2015 à 2018, no sentido de auxiliar com ações preventivas para a redução da evasão e, consequentemente, no aumento da permanência do estudante na instituição. O estudo adotou uma abordagem qualitativa. Os procedimentos qualitativos consistem em caracterizar e identificar as causas da evasão no curso técnico, com o intuito de gerar conhecimentos dirigidos à solução de problemas específicos. A análise apurou a existência de fatores internos e externos como motivadores da evasão escolar. Diante disso, ressalta-se a necessidade de ampliação e aprofundamento da temática em questão para que tenhamos a visibilidade da problemática e a ação conjunta para a sua transformação. |
pt_BR |