Repositório Institucional

Endomarketing como ferramenta motivacional

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dc.contributor.advisor Sabino, Bárbara Silvana
dc.contributor.author Grah, Ketllyn Regina Teixeira
dc.date.accessioned 2020-12-10T18:33:08Z
dc.date.available 2020-12-10T18:33:08Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1772
dc.description.abstract Administrar e manter a satisfação dos colaboradores é de suma importância para as organizações, sendo que a motivação está lincada ao atendimento e a qualidade na satisfação dos serviços/produtos finais entregues aos clientes (CHIAVENATO, 2014). Para tal, o marketing se aliou a gestão de pessoas para inovar na motivação de funcionários criando assim a ferramenta endomaketing, tem como principal ação atingir o público interno (funcionários), melhorando na comunicação e na motivação (FRANÇA, 2008). Nesse contexto, objetivo geral do presente estudo é contribuir no processo de motivação dos funcionários da empresa CardioBlu indicando as ferramentas do endomarketing adequadas para a comunicação das táticas organizacionais em prol da mesma. Para alcançar os objetivos propostos, foi aprofundado o aporte teórico sobre a gestão de pessoas, motivação e o endomarketing. Essa temática contou com a tipologia de pesquisa aplicada e a abordagem do problema se deu por meio do método quali-quantitativo e do ponto vista dos objetivos, aplicou-se a pesquisa descritiva. Já com relação dos procedimentos técnicos para atingir os resultados, o estudo deu-se por meio de: (1) pesquisa bibliográfica; (2) entrevista e (3) questionário. A população deste estudo foi composta por todos os funcionários da CardioBlu. Em termos de resultados, a média das funcionárias e a média do gestor na tabela final das necessidades foi a mesma, no enquadramento de Mota et al. (2014), ambas são necessárias para ‘garantir melhorias até onde for possível’ (B), e o outro resultado que surpreendeu foi o fato de os respondentes estarem preocupados com as necessidades fisiológicas. Já o gestor acredita que os funcionários consideram mais importante os aspectos ligados à necessidade de autorrealização. Além disso, em termos das ferramentas de endomarketing que terão seus conteúdos lidos destacam-se WhatsApp, encartes e intranet, ferramentas de baixo custo de implantação e manutenção. As sugestões relacionam-se com planejamento estratégico, mapeamento de processos, comunicação padronizada, uso de ferramentas digitais e murais internos, celebrações, reuniões periódicas, entre outros. Em suma, o trabalho contribui para a empresa CardioBlu por apresentar os gaps motivacionais que podem ser melhorados com o emprego do endomarketing, por ser uma ferramenta que pode ser aplicada por diversos segmentos, e tem a finalidade de melhorar a comunicação e a motivação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Endomarketing pt_BR
dc.subject Funcionário pt_BR
dc.subject Gestão de Pessoas pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.title Endomarketing como ferramenta motivacional pt_BR
dc.title.alternative Um estudo para empresa Cardioblu pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais pt_BR
local.institution.campus gas pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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