dc.contributor.advisor |
Silva, Marimar da |
|
dc.contributor.author |
Monteiro, Lúcia Helena |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-25T10:31:23Z |
|
dc.date.available |
2021-03-25T10:31:23Z |
|
dc.date.issued |
2020-08-14 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1941 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo, de natureza qualitativo-interpretativo, buscou identificar as necessidades linguístico-discursivas em inglês de recepcionistas de hotéis do centro de Florianópolis associados ao Floripa Convention & Visitors Bureau, para, a partir dos resultados, propor um produto tecnológico digital que subsidie as necessidades identificadas.
Para tanto, foram coletadas as percepções dos recepcionistas e de seus gestores sobre
essas necessidades, por meio de questionário online, respondido por uma amostra de 8
hotéis, 3 gestores e 25 recepcionistas. A análise dos dados revelou que boa parcela dos
participantes tem conhecimento de palavras ou expressões em inglês ou apenas o nível
básico no idioma, que não os qualifica para desenvolver um POP em inglês de acolhimento ao hóspede estrangeiro; alguns falam e compreendem o idioma, mas precisam melhorar a fluência; e bem poucos falam e compreendem o idioma em nível avançado. A partir dos resultados, produziu-se um POP bilíngue de check-in, no formato de Podcast, que foi compartilhado com os hotéis participantes do estudo. Sugere-se ações estratégicas voltadas ao endomarketing, visando contribuir para a transformação do cenário atual no que tange à competência oral em inglês dos trabalhadores do setor. Por fim, alerta-se para a necessidade de ampliação do escopo do estudo, visando expandir seus resultados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
POP de Check-in em Hotéis |
pt_BR |
dc.subject |
competência oral em inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.title |
Produção oral em inglês dos trabalhadores do setor de recepção |
pt_BR |
dc.title.alternative |
um estudo de caso em hotéis associados ao Convention & Visitors Bureau de Florianópolis-SC |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso superior de Tecnologia em Hotelaria |
pt_BR |
local.institution.campus |
cte |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |