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Processo de ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos - EJA

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dc.date.accessioned 2018-04-03T13:09:14Z
dc.date.available 2018-04-03T13:09:14Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation Dalbosco, 2015 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/200
dc.description Referências bibliográficas: ANASTASIOU, Léa da Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias De Ensinagem. 2010?. BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Rio de Janeiro - 2013. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08>. Acesso em: 14 fev. 2015. Diário Catarinense. Entenda os diferentes métodos de ensino. Diário Catarinense. Florianópolis, 2012. Disponível em: <http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/ge-ral/noticia/2012/10/ente-nda-os-diferentes-metodos-de-ensino-3934758.html>. Acesso em: 05 jul. 2014. GHEDIN, Evandro. Teorias Psicopedagógicas Do Ensino-Aprendizagem. Universidade Estadual de Roraima. 2012. Disponível em: <http://evandro-ghedin.com.br/files/Texto_Teorias_Psicopedagogicas_Evandro_Ghedin.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2014. LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A Constituição da Docência Entre Professores de Escolarização Inicial de Jovens e Adultos. Florianópolis. 2006. LAJONQUIÈRE, Leandro de. Piaget: Notas Para Uma Teoria Construtivista Da Inteligência. Departamento de Filosofia e Ciências da Educação. Faculdade de Educação – USP, São Paulo, 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65641997000100008&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 14 fev. 2015. MIRANDA, Karla Corrêa Lima; BARROSO, Maria Grasiela Teixeira. A Contribuição De Paulo Freire À Prática E Educação Crítica Em Enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem vol.12 no.4 Ribeirão Preto. 2004. Disponível em: <http://www.sci-elo.br/scielo.php?pid=S0104-11692004000400008&script=sci_arttext>. Acesso em 7 fev. 2015. MATTHEWS, Michael. Construtivismo E O Ensino De Ciências: Uma Avaliação. School of Education University of New South Wales. Sidney Austrália. 2000. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6761/6229>. Acesso em 8 fev. 2015. Ministério da Educação. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). 2006 Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/in-dex.php?Itemid=562&catid=259:proeja-&id=12288:programa-nacional-de-integracao-da-educacao-profissional-com-a-educacao-basica-na-modalidade-de-educacao-de-jovens-e-adultos-proeja&option=com_content&view=article>. Acesso em 18 mai. 2014. NIENCHOTER, Rosane. A EJA em Minha Vida. Florianópolis, SC. 2012. PAROLIN, Sonia Regina Hierro. A Criatividade nas Organizações: um Estudo Comparativo das Abordagens Sociointeracionistas de Apoio À Gestão Empresarial. Mestre em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. 2003. Disponível em: < http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v10n1art2.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2015. Revista Escola. Paulo Freire, O mentor da educação para a consciência. 2011. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/mentor-educacao-consciencia-423220.shtml>. Acesso em 15 fev. 2015 Revista Escola. O que os Jovens Pensam da Escola. Revista Escola, 2011. Disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/0/o-que-os-jovens-pensam-da-escola-265028-1.asp>. Acesso em 19 mai. 2014. SANTOS, Daiane Anselmo dos, Processo Ensino-Aprendizagem: Para Compreender As Relações pedagógicas Na Escola. Lages 2009. Universidade do planalto catarinense – UNIPLAC. Mestrado em Educação. UFGRS. Teoria Sócio-Interacionista de Vygotsky. 2012. Disponível em: <http://letrasppp320121.blogspot.com.br/2012/05/teoria-socio-interacionista-de-vygotsky.html>. Acesso em: 20 de jun. 2015. pt_BR
dc.description.abstract A educação das pessoas, tanto na sociedade como em escolas tradicionais e escolas técnicas, deve nortear a vida e o futuro de uma nação, onde busca-se novos métodos de ensino aprendizagem. Buscar sempre mais, trazendo para sala de aula o que realmente importa e deixa as aulas mais dinâmicas e atrativas, despertando um maior interesse por parte dos alunos. Buscando com isso um maior aprendizado mutuo, formando pessoas com uma boa capacidade intelectual e uma boa formação para a vida. Não podemos nos ater a formar pessoas apenas para determinado assunto, como exemplo matemática, precisamos formar pessoas com responsabilidade, com pro-atividade, criatividade, pessoas capazes e dispostas a transformar a sociedade atual para melhor, fazendo a ligação da escola com o aprendizado de vida, formando cidadãos de um mundo, onde as pessoas tem um melhor aproveitamento intelectual. Para estes assuntos muitos educadores buscaram estudar mais, levantando suas teorias da educação, baseado em conhecimentos de vida, a qual favorece a estudos e aprendizado na educação, norteando novos estudos e novas possibilidades de aprendizado de formar variadas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC; Centro de Referência em Formação e EAD – CERFEAD; Curso de Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pt_BR
dc.subject Palavras chaves definidas pelo autor: Educação de Jovens e Adultos, Metodologias de Ensino Aprendizagem, Estratégias de Ensino. pt_BR
dc.title Processo de ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos - EJA pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR


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