dc.contributor.advisor |
Savonov, Roman Ivanovitch |
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dc.contributor.author |
Silva Filho, Adriano Pereira |
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dc.date.accessioned |
2021-05-07T11:31:54Z |
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dc.date.available |
2021-05-07T11:31:54Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2026 |
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dc.description.abstract |
O deslocamento de um veículo espacial ocorre através do sistema de propulsão. Em satélites,
esse sistema é responsável pela injeção, transferência, manutenção de órbitas e controle de
atitude. Dentre as diversas fontes de combustível, os satélites que utilizam combustíveis
químicos como fonte de propulsão possuem como uma das principais fontes o par MMH
(monometil-hidrazina) e NTO (tetróxido de nitrogênio) que são extremamente tóxicos, com
isso, nas últimas décadas vem se buscando alternativas propulsivas que possuam baixo impacto
ambiental e baixo custo, além de proporcionar maior segurança operacional. Neste contexto,
este trabalho apresenta o projeto de um propulsor na faixa de 200N de empuxo, utilizando como
base combustíveis verdes para aplicação na transferência de órbita de satélites. Primeiramente
foi aplicado os dados do combustível composto por uma mistura de etanol e monoetanolamina
e peróxido de hidrogênio à 90% no programa NASA CEA. Com os dados obtidos foram
aplicados os equacionamentos para o projeto da câmara de combustão. Foi utilizado um código
em Python para o desenvolvimento do contorno da tubeira seguindo a metodologia de Rao.
Com o propulsor definido, foram desenvolvidos os injetores centrífugos duais seguindo a teoria
de Abramovich, com o auxílio de um código em Matlab. Os injetores foram integrados ao
propulsor através de um cabeçote de injeção composto por cinco injetores centrais e oito
injetores periféricos responsáveis por criar o filme de resfriamento. O cálculo do sistema
térmico do propulsor foi realizado seguindo o princípio de resfriamento radiativo. Com os dados
obtidos, foi definido a liga de Nióbio C-103 como o material de construção por apresentar as
resistências térmicas e mecânicas necessárias para a aplicação. |
pt_BR |
dc.subject |
Propulsor bipropelente; Combustíveis verdes; Propulsão de satélites; Projeto de sistemas de propulsão. |
pt_BR |
dc.title |
Projeto de propulsor bipropelente de 200N para aplicação em satélites |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Graduação em Engenharia Mecânica |
pt_BR |
local.institution.campus |
Lages |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
local.contributor.coadvisor |
Pereira, Matheus Fontanelle |
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