Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Lais Truzzi
dc.contributor.author Schilling, Janaina da Rocha
dc.date.accessioned 2021-06-30T21:25:08Z
dc.date.available 2021-06-30T21:25:08Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2148
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo orientar a construção de um terrário fechado nas dependências do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Para isso, buscou-se compreender como o terrário contribuiria para as atividades desenvolvidas no parque, considerando que ele é um espaço de educação não-formal. As discussões sobre a educação ambiental crítica foram baseadas em Reigota (1994), Benetti (2012), Romero (2008), Carvalho (2004) e Gadotti (2005) e sobre o ensino não-formal, utilizou-se como referência os autores Gadotti (2005), Medeiros et al. (2016). Sobre a consciência ambiental e construção do conhecimento, as discussões basearam-se nos trabalhos de Dias (2004), Chassot (2014), Santos e Schnetzler (2010). Sobre o ensino a partir de temas transversais, utilizou-se Wenceslau e Silva (2017). A pesquisa que originou trabalho foi qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com os monitores e uma entrevista com a bióloga e o coordenador do parque. As falas foram organizadas a partir das seguintes categorias de análise: construção do conhecimento sobre educação ambiental, educação ambiental não-formal, desafios da educação ambiental, utilização do terrário no parque, bem como seu objeto pedagógico. Os dados coletados na investigação possibilitam inferir que a proposta de construção do terrário para sua utilização como objeto pedagógico no parque, contribuirá positivamente para educação ambiental proposta no ambiente, podendo ser percebida nas falas dos sujeitos envolvidos nas práticas pedagógicas lá desenvolvidas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação ambiental. Parque Serra do Tabuleiro. Terrário. pt_BR
dc.title Oficina de terrário pt_BR
dc.title.alternative uma proposta de educação ambiental no Parque da Serra do Tabuleiro pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Química pt_BR
local.institution.campus São José pt_BR
local.contributor.coadvisor Aguiar, Paula Alves de


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta