Repositório Institucional

A interdisciplinaridade em física

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Basso, Cláudia
dc.contributor.author Pereira, Evelyse Lilian Popik
dc.date.accessioned 2018-10-30T15:31:06Z
dc.date.available 2018-10-30T15:31:06Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/214
dc.description.abstract O artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio - EJA, juntamente com professores licenciados em Física e acadêmicos do curso de Física EAD – UFSC. O objetivo deste estudo foi demonstrar a possibilidade de ensinar Física utilizando conteúdos que compõem as matrizes curriculares dos programas deste nível de escolarização, assim extraindo temas geradores que possibilitem a interdisciplinaridade, especialmente, com a Matemática e a Geociências. No método utilizou-se como instrumento questionários, que ofereceram registros diferenciados, possibilitando criar conceitos desencadeadores de discussões e análise de fatos inerentes ao cotidiano do ensino da Física, bem como fazer abordagem de fórmulas e cálculos matemáticos. Como resultado, houve a possibilidade de averiguar que a Física é uma ciência de conjuntos abrangentes e com ingerência em ampla diversidade cultural. Diante desta constatação, no processo ensino-aprendizagem é fundamental que se considere, visando à eficiência do ensino, o cotidiano e se possa associá-lo a fatores integradores, para que não seja uma prática fragmentada e descontextualizada. É necessário dimensionar os saberes para que o aluno tenha autonomia e segurança em suas ações críticas e cooperativas. Ações como leitura, observação, experimentação, registro para coleta, comparações, comunicação e discussão de fatos e informações de leis físicas devem proporcionar ao aluno uma construção coletiva do conhecimento pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de Física na EJA pt_BR
dc.subject Atividades Experimentais pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title A interdisciplinaridade em física pt_BR
dc.title.alternative experimentos para melhoria do ensino no contexto da EJA pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Pós-graduação lato sensu em educação profissional integrada à educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta