dc.description.abstract |
O artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio - EJA, juntamente com professores licenciados em Física e acadêmicos do curso de Física EAD – UFSC. O objetivo deste estudo foi demonstrar a possibilidade de ensinar Física utilizando conteúdos que compõem as matrizes curriculares dos programas deste nível de escolarização, assim extraindo temas geradores que possibilitem a interdisciplinaridade, especialmente, com a Matemática e a Geociências. No método utilizou-se como instrumento questionários, que ofereceram registros diferenciados, possibilitando criar conceitos desencadeadores de discussões e análise de fatos inerentes ao cotidiano do ensino da Física, bem como fazer abordagem de fórmulas e cálculos matemáticos. Como resultado, houve a possibilidade de averiguar que a Física é uma ciência de conjuntos abrangentes e com ingerência em ampla diversidade cultural. Diante desta constatação, no processo ensino-aprendizagem é fundamental que se considere, visando à eficiência do ensino, o cotidiano e se possa associá-lo a fatores integradores, para que não seja uma prática fragmentada e descontextualizada. É necessário dimensionar os saberes para que o aluno tenha autonomia e segurança em suas ações críticas e cooperativas. Ações como leitura, observação, experimentação, registro para coleta, comparações, comunicação e discussão de fatos e informações de leis físicas devem proporcionar ao aluno uma construção coletiva do conhecimento |
pt_BR |