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Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, fruto da especialização em educação profissional integrada à educação básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Teve como objetivo levantar e apresentar as causas e consequências da evasão escolar na EJA, bem como estratégias escolares que possam contribuir com a redução dessa evasão. Caracterizada metodologicamente como exploratório-descritiva, a pesquisa foi realizada com estudantes da Escola de Educação de Jovens e Adultos Luiz Mazon, localizada na cidade de Orleans, Santa Catarina. Participaram da pesquisa 10 alunos do ensino médio, que já evadiram o ambiente escolar da EJA pelo menos uma vez, entrevistados no período de 23 e 27 de março de 2015. Foram levantados dados referentes aos perfis desses estudantes, bem como as causas e consequências da evasão. Entre os resultados, observou-se a juvenilização do grupo, corroborando com diversas pesquisas no campo da EJA. Os motivos que os levaram a abandonar o ambiente escolar da EJA pela primeira vez foram diversos, porém, predominando o trabalho como principal causador da evasão. |
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