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Toda organização que possui estoques deve controlá-lo para que seu nível se
mantenha adequado às necessidades de atendimento ao cliente, sem que se
exceda ao ponto de constituir um valor financeiro elevado à empresa. Deste modo, o
trabalho tem por objetivo determinar qual o método quantitativo de previsão de
demanda é mais adequado a uma empresa que atua no ramo de varejo de
autopeças. Atualmente as compras são realizadas apenas com base em métodos
qualitativos e os resultados obtidos nem sempre são adequados, ocorrendo em
estoques excessivos ou insuficientes para atender a demanda, diminuindo o poder
de competitividade da empresa. Para atingir o objetivo proposto, inicialmente
buscou-se na literatura os conceitos teóricos a respeito do processo de gestão de
estoques e de métodos de previsão de demanda. Por meio do software da empresa,
os dados foram coletados e selecionados utilizando os padrões da Curva ABC e por
fim tabelados em uma planilha, visando atender aos objetivos e testar os diferentes
modelos de previsão quantitativos em mais de uma linha de produtos, dentro de um
período de 38 meses. A comparação entre métodos se deu por meio dos erros de
previsão obtidos, sendo utilizados para análise o Desvio Médio Absoluto (DMA) e
Erro de Viés. Os resultados obtidos, seguindo a metodologia proposta, apontam que
os modelos utilizados para experimentação não são adequados para a empresa em
questão, pois não geram previsões próximas às demandas reais. |
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