Repositório Institucional

MODELOS MATEMÁTICOS PARA O PROBLEMA DE DISTANCIAMENTO FÍSICO EM AMBIENTES: UMA APLICAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

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dc.contributor.advisor SANTOS VIEIRA, BRUNO
dc.contributor.author LOURENSSI OLIVEIRA, JOSÉ LUCAS
dc.date.accessioned 2022-03-03T21:17:33Z
dc.date.available 2022-03-03T21:17:33Z
dc.date.issued 2021-10-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2431
dc.description.abstract As instituições de ensino e suas práticas extensionistas têm ajudado as autoridades de saúde em minimizar os impactos causados pela pandemia da COVID-19. Nessa circunstância, devido à instituição estudada estar em Atividades Não Presenciais (ANPs) e não possuir um plano estruturado que respeitasse as regras de distanciamento social com relação aos espaços a serem utilizados no retorno as aulas, o trabalho vem com o objetivo de otimizar o layout nas salas de aula e dos laboratórios de informática do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Caçador, maximizando o número de alunos e seus distanciamentos físicos. Para a resolução desse problema, elaborou-se 2 modelos matemáticos para posterior modelagem em um software que otimiza problemas por meio de programação matemática. O primeiro deles foi o modelo discreto, que serviu de base para os laboratórios de informática, em que os mesmos possuem locais fixos e tiveram uma abordagem de Mixed Integer Linear Programming (MILP), assumindo dessa maneira, duas classificações, ou seja, variáveis binárias 1 ou 0. O segundo modelo construído foi o contínuo, que se adequa para as salas de aula e possui assentos móveis (não fixos), utilizando equações não lineares, com uma abordagem de Non Linear Programming (NLP). Das 2 formas, necessitou-se delimitar o espaço de 1,50 metros entre as pessoas. Como resultados, para os ambientes com assentos móveis, geraram-se coordenadas cartesianas x e y, bem como a planta baixa com o posicionamento dos assentos. Para os ambientes com assentos fixos, as saídas geradas foram as ativações e não ativações de cada assento, explícitos também em seus layouts. Todos os dados foram organizados e compactados em documentos para serem apresentados e entregues à equipe do Plano de Contingência da instituição, a qual já os colocou em prática nos locais, visando o retorno às aulas presenciais. O trabalho mostrou-se de grande importância, pois além de garantir a segurança e o bem estar dos envolvidos, organizará a instituição da forma mais otimizada possível e ainda poderá servir como um guia para estudos futuros relacionados ao distanciamento físico de ambientes e também ao Covid-19. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Distanciamento Social. Programação Matemática. Modelo Contínuo. Modelo Discreto. GAMS. pt_BR
dc.title MODELOS MATEMÁTICOS PARA O PROBLEMA DE DISTANCIAMENTO FÍSICO EM AMBIENTES: UMA APLICAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline ENGENHARIA DE PRODUÇÂO pt_BR
local.institution.campus CAÇADOR pt_BR
local.institution.department ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pt_BR
local.institution INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA pt_BR


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