| dc.contributor.advisor | Gustavo Schreiber, Rafael | |
| dc.contributor.author | Ortiz, José Victor | |
| dc.date.accessioned | 2022-03-15T22:54:21Z | |
| dc.date.available | 2022-03-15T22:54:21Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2441 | |
| dc.description.abstract | A geração de energia em veículos elétricos é muito importante para o aumento de sua autonomia e eficiência. Levando em conta a expansão desse mercado e o aumento da demanda por tecnologia e eficiência nesses produtos, nesse trabalho foi desenvolvido um protótipo de sistema de suspensão capaz de gerar energia a partir do movimento oscilatório da suspensão de veículos elétricos. Para tanto, desenvolveu-se uma bancada de simulação do movimento oscilatório de suspensões, o qual foi equipado com um sistema de geração de energia. O sistema funciona com os conceitos de indução de corrente elétrica através do movimento longitudinal de imãs de neodímio. Através dos resultados obtidos com a bancada e com as estimativas feitas a partir deles, foi possível concluir que o projeto precisa de melhorias para alcançar resultados relevantes o bastante para justificar sua aplicação em um veículo. O protótipo construído foi capaz de gerar uma tensão de 0,36 V e uma corrente de 0,06 A, sendo esses valores muito insuficientes para uma finalidade comercial. Entretanto, com a utilização de imãs de 6.400 Gauss e uma bobina de quatro mil espiras, os valores estimados de geração seriam de 4,22 V e 0,78 A, os quais poderiam ser considerados comercialmente relevantes. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.subject | Suspensão. Geração de energia. Veículos Elétricos. Movimento oscilatório. Amortecedor | pt_BR | 
| dc.title | Amortecedor Magnético Regenerativo para Veículos Elétricos | pt_BR | 
| dc.type | Final Paper | pt_BR | 
| local.institution.discipline | Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR | 
| local.institution.campus | Lages | pt_BR | 
| local.institution | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |