dc.contributor.advisor |
Gustavo Schreiber, Rafael |
|
dc.contributor.author |
Ortiz, José Victor |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-15T22:54:21Z |
|
dc.date.available |
2022-03-15T22:54:21Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2441 |
|
dc.description.abstract |
A geração de energia em veículos elétricos é muito importante para o aumento de sua autonomia
e eficiência. Levando em conta a expansão desse mercado e o aumento da demanda por
tecnologia e eficiência nesses produtos, nesse trabalho foi desenvolvido um protótipo de
sistema de suspensão capaz de gerar energia a partir do movimento oscilatório da suspensão de
veículos elétricos. Para tanto, desenvolveu-se uma bancada de simulação do movimento
oscilatório de suspensões, o qual foi equipado com um sistema de geração de energia. O sistema
funciona com os conceitos de indução de corrente elétrica através do movimento longitudinal
de imãs de neodímio. Através dos resultados obtidos com a bancada e com as estimativas feitas
a partir deles, foi possível concluir que o projeto precisa de melhorias para alcançar resultados
relevantes o bastante para justificar sua aplicação em um veículo. O protótipo construído foi
capaz de gerar uma tensão de 0,36 V e uma corrente de 0,06 A, sendo esses valores muito
insuficientes para uma finalidade comercial. Entretanto, com a utilização de imãs de 6.400
Gauss e uma bobina de quatro mil espiras, os valores estimados de geração seriam de 4,22 V e
0,78 A, os quais poderiam ser considerados comercialmente relevantes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Suspensão. Geração de energia. Veículos Elétricos. Movimento oscilatório. Amortecedor |
pt_BR |
dc.title |
Amortecedor Magnético Regenerativo para Veículos Elétricos |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Graduação em Engenharia Mecânica |
pt_BR |
local.institution.campus |
Lages |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |