Repositório Institucional

A formação do Engenheiro de Controle e Automação

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Bencke, Fernando Fantoni
dc.contributor.author Hahn, Margarida
dc.date.accessioned 2022-07-13T13:21:10Z
dc.date.available 2022-07-13T13:21:10Z
dc.date.issued 2021-07-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2552
dc.description.abstract O Engenheiro de Controle e Automação tem o seu campo de atuação na área tecnológica. Capacitar-se e apropriar-se de novos conhecimentos, novas técnicas, desenvolver soluções na sua área de atuação para resolver problemas no setor produtivo e da sociedade são atividades inerentes ao seu fazer profissional. A interação universidade-empresa-governo, modelo da Tríplice Hélice, pode ser um fator chave para o desenvolvimento socioeconômico regional, e um campo fértil para desencadear o empreendedorismo acadêmico. Este estudo teve por objetivo analisar a contribuição do empreendedorismo acadêmico e a interação universidade, empresa e governo para a formação do Engenheiro de Controle e Automação do IFSC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, de um estudo de caso que utilizou entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo como principais fontes de coleta e análise de dados. A análise de conteúdo se deu a partir das categorias de análise: o papel da universidade como lócus do conhecimento, a empresa como local de prática e o governo como responsável em prover recursos e; dificuldades, barreiras e alternativas para promover o empreendedorismo acadêmico na formação do Engenheiro de Controle e Automação. Os resultados evidenciam o fortalecimento e o desenvolvimento do empreendedorismo acadêmico durante a formação do Engenheiro de Controle e Automação. A difusão das práticas e estruturas de apoio ao empreendedorismo acadêmico, necessitam ser apropriadas pelos acadêmicos e docentes e ficar cada vez mais próximas do meio produtivo. Para consolidar a interação universidade, governo e empresa, a formação precisa olhar e ir além dos muros da universidade para a produção de novos conhecimentos e inovação. A contribuição deste estudo está em munir gestores, docentes e alunos acerca das necessidades da formação de novos engenheiros, manter o curso atualizado e práticas que impulsionem o empreendedorismo acadêmico, aproximando ainda mais os profissionais da ciência, tecnologia e o mundo do trabalho. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Empreendedorismo Acadêmico, Tríplice Hélice, Engenheiro de Controle e Automação pt_BR
dc.title A formação do Engenheiro de Controle e Automação pt_BR
dc.title.alternative o empreendedorismo acadêmico e possibilidades de interação Universidade, Empresa e Governo pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Administração pt_BR
local.institution Universidade do Oeste de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta