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Estilo de aprendizagem compreende um conjunto de teorias que buscam explicar as
diferenças na aprendizagem dos indivíduos, referindo-se às preferências dos alunos na
forma de perceber, captar, organizar, processar, lembrar e compreender a informação
para resolver um problema. Foram encontrados na literatura diversos modelos de estilo
de aprendizagem, no entanto, constatou-se que, ao analisar os pressupostos de defini-
ção teórica dos modelos, houve dificuldade para encontrar uma abordagem universal,
entre as quais, é possível citar a escassez de apoio à investigação quanto à validade
e confiabilidade. O construto “estilo de aprendizagem” está associado a fatores não
observados diretamente, sendo, portanto, considerado um traço latente. Os modelos
estatísticos da Teoria da Resposta ao Item (TRI) mostram-se uma metodologia robusta
para mensurar traços latentes. Por revelar que o aluno, quando submetido a um pro-
cesso de escolha, irá concordar com uma categoria de resposta de um item na medida
em que o sentimento transmitido pela resposta ao item combine com sua atitude frente
a este item, o que pode se caracterizar como um modelo não cumulativo, o modelo
de desdobramento é indicado para medir traços latentes não cumulativo. Um dos mo-
delos de desdobramento mais utilizados é o Modelo de Desdobramento Graduado
Generalizado (GGUM). Via de regra, esse modelo é utilizado para estimar traço latente
unidimensional. Sendo que, uma das principais características da pesquisa do estilo
de aprendizagem é a sua multidimensionalidade, em geral, ela apresenta um conjunto
de dimensões, no qual diferentes combinações formam diferentes perfis. Desta forma,
esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma escala para a avaliação do estilo de
aprendizagem utilizando o Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado da TRI.
O modelo multidimensional do GGUM proposto por Roberts e Shim (2010) não conse-
guiu convergir em um resultado. Para superar essa dificuldade, a proposta considerada
neste trabalho é o modelo de Wang e Wu (2016), que se trata de um modelo multidi-
mensional confirmatório do GGUM (CMGGUM). Desse modo foi realizada uma análise
fatorial exploratória utilizando a matriz de correlação policórica, que sugeriu 4 fatores.
Em seguida, o modelo unidimensional do GGUM foi aplicado em cada dimensão para
identificar os itens que apresentaram problema de ajuste na função. Posteriormente, o
modelo multidimensional confirmatório do GGUM foi aplicado e os resultados obtidos
demonstraram fortes correlações entre 3 dos 4 escores fatoriais do modelo. Finalmente
foram agrupados os itens em dois fatores e aplicado o modelo multidimensional confir-
matório do GGUM. Os parâmetros foram estimados utilizando-se o método Bayesiano
e os resultados obtidos foram comparados. A primeira dimensão foi definida como
Pensamento e a segunda dimensão como Socialização. Com os escores, foi possível
definir o perfil de como os estudantes abordam a aprendizagem e verificar a relação
do traço latente com as variáveis de contexto. Desta forma, é possível oferecer dados
e indicadores para auxiliar nas decisões e estratégias de ensino. Assim, os resultados
obtidos poderão ser utilizados na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. |
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