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Escala de avaliação do estilo de aprendizagem: uma abordagem utilizando o modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao item

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dc.contributor.advisor Andrade, Dalton Francisco de
dc.contributor.author Silva, Silvio Aparecido da
dc.date.accessioned 2022-08-18T18:52:09Z
dc.date.available 2022-08-18T18:52:09Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2591
dc.description.abstract Estilo de aprendizagem compreende um conjunto de teorias que buscam explicar as diferenças na aprendizagem dos indivíduos, referindo-se às preferências dos alunos na forma de perceber, captar, organizar, processar, lembrar e compreender a informação para resolver um problema. Foram encontrados na literatura diversos modelos de estilo de aprendizagem, no entanto, constatou-se que, ao analisar os pressupostos de defini- ção teórica dos modelos, houve dificuldade para encontrar uma abordagem universal, entre as quais, é possível citar a escassez de apoio à investigação quanto à validade e confiabilidade. O construto “estilo de aprendizagem” está associado a fatores não observados diretamente, sendo, portanto, considerado um traço latente. Os modelos estatísticos da Teoria da Resposta ao Item (TRI) mostram-se uma metodologia robusta para mensurar traços latentes. Por revelar que o aluno, quando submetido a um pro- cesso de escolha, irá concordar com uma categoria de resposta de um item na medida em que o sentimento transmitido pela resposta ao item combine com sua atitude frente a este item, o que pode se caracterizar como um modelo não cumulativo, o modelo de desdobramento é indicado para medir traços latentes não cumulativo. Um dos mo- delos de desdobramento mais utilizados é o Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado (GGUM). Via de regra, esse modelo é utilizado para estimar traço latente unidimensional. Sendo que, uma das principais características da pesquisa do estilo de aprendizagem é a sua multidimensionalidade, em geral, ela apresenta um conjunto de dimensões, no qual diferentes combinações formam diferentes perfis. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma escala para a avaliação do estilo de aprendizagem utilizando o Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado da TRI. O modelo multidimensional do GGUM proposto por Roberts e Shim (2010) não conse- guiu convergir em um resultado. Para superar essa dificuldade, a proposta considerada neste trabalho é o modelo de Wang e Wu (2016), que se trata de um modelo multidi- mensional confirmatório do GGUM (CMGGUM). Desse modo foi realizada uma análise fatorial exploratória utilizando a matriz de correlação policórica, que sugeriu 4 fatores. Em seguida, o modelo unidimensional do GGUM foi aplicado em cada dimensão para identificar os itens que apresentaram problema de ajuste na função. Posteriormente, o modelo multidimensional confirmatório do GGUM foi aplicado e os resultados obtidos demonstraram fortes correlações entre 3 dos 4 escores fatoriais do modelo. Finalmente foram agrupados os itens em dois fatores e aplicado o modelo multidimensional confir- matório do GGUM. Os parâmetros foram estimados utilizando-se o método Bayesiano e os resultados obtidos foram comparados. A primeira dimensão foi definida como Pensamento e a segunda dimensão como Socialização. Com os escores, foi possível definir o perfil de como os estudantes abordam a aprendizagem e verificar a relação do traço latente com as variáveis de contexto. Desta forma, é possível oferecer dados e indicadores para auxiliar nas decisões e estratégias de ensino. Assim, os resultados obtidos poderão ser utilizados na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Estilo de aprendizagem; Teoria da Resposta ao Item; Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado pt_BR
dc.title Escala de avaliação do estilo de aprendizagem: uma abordagem utilizando o modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao item pt_BR
dc.title.alternative uma abordagem utilizando o modelo de desdobramento graduado generalizado da teoria da resposta ao item pt_BR
dc.type Thesis pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
local.institution Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Bornia, Antonio Cezar


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