Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Estácio, Leonardo Bravo
dc.contributor.author Maia, Breno Rocha
dc.contributor.author Macedo, Luísa Farias
dc.date.accessioned 2023-03-15T13:07:20Z
dc.date.available 2023-03-15T13:07:20Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2706
dc.description.abstract Jogos digitais de RPG possuem capacidade de trazer imersão através de elementos mecânicos de gameplay e narrativas que instigam o interesse dos jogadores, porém ainda são subutilizados como ferramenta pedagógica. Apesar de grande parte dos jogos de RPG abordarem temas reais por sua natureza narrativa, existem espaços inexplorados em jogos educacionais, ou serious games, para a construção de material envolvendo os principais obstáculos de aprendizado de estudantes, sobretudo jovens adultos. Como exemplo, na área computacional, a linguagem SQL (Structured Query Language) ainda traz dificuldades aos alunos em consultas mais complexas, sendo que Bancos de Dados são pré-requisitos para programadores no mercado de trabalho. Outro tema relevante e contemporâneo é a questão ambiental, que pode ser abordada através de uma narrativa de consciência ecológica. Utilizando os pontos fortes do gênero RPG, este artigo busca explorar a interdisciplinaridade dos jogos, trazendo uma história com plano de fundo ambiental e desafios utilizando SQL. pt_BR
dc.subject Jogos Digitais pt_BR
dc.subject Banco de Dados pt_BR
dc.subject Conscientização Ambiental pt_BR
dc.title Data Guida pt_BR
dc.title.alternative Jogo para o Ensino de Banco de Dados e Conscientização Ambiental pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Ciência da Computação pt_BR
local.institution.campus Lages pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta