dc.description.abstract |
Esta é uma pesquisa de cunho exploratório, teve como objetivo analisar a contribuição dos vídeos do Mago da Física para o ensino de Física. Para coleta de dados foram transcritos os comentários de espectadores dos vídeos, disponíveis em sete vídeos do Mago da Física encontradas no site do youtube. Também foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas e posteriormente estes dados foram tabulados e analisados. As informações do questionário foram coletadas em uma escola pública de Jaraguá do sul com três turmas, uma do primeiro, uma do segundo e uma do terceiro ano do ensino médio, totalizando cinquenta e quatro alunos, o quê ocorreu no período de setembro a outubro de 2014. O questionário aplicado teve as seguintes categorias: relação dos alunos com o mundo do trabalho, desempenho na disciplina de Física, acesso à internet para estudos escolares e opinião sobre os vídeos do Mago da Física. Com a análise dos resultados verificou-se que a maioria dos espectadores do youtube aponta que a Física é tratada nas escolas com excesso de cálculos e desarticulada do cotidiano dos estudantes, enquanto os alunos questionados consideram a Física como uma disciplina difícil, e que os vídeos do Mago da Física contribuem para a compreensão dos assuntos ao aproximar a relação entre teoria e prática. Assim concluiu-se uma visão positiva em relação aos vídeos do Mago da Física. |
pt_BR |