dc.description.abstract |
O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de superar alguns limites da didática convencional, com a qual a maioria das escolas está habituada a trabalhar. Nas últimas décadas diversos trabalhos estão sendo desenvolvidos na Educação Básica do Brasil e no mundo, no campo do ensino de Ciências, visando uma aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos. O ensino com enfoque CTSA é um deles, pois possibilita o uso de estratégias em estudos de casos socioambientais, como contribuição à formação da cultura científica e tecnológica baseada numa visão mais ampla do mundo. Desse modo, esse trabalho desenvolvido na disciplina de Física da Escola de Educação Básica Professor Giardini Luiz Lenzi, em Jaraguá do Sul ¿ SC. Buscou aproximar alunos do terceiro ano do Ensino Médio aos fatores que envolvem o funcionamento de uma usina de incineração de lixo, que está em projeto na prefeitura de Jaraguá do Sul. Os resultados indicam que o ensino por enfoque CTSA é uma boa opção a ser utilizada, pois contribui no desenvolvimento a cidadania nos alunos, na prática da educação ambiental e proporciona a interdisciplinaridade por meio de um tema que é realidade na região onde o aluno está inserido. |
pt_BR |