dc.contributor.advisor |
Dobrowolski, Dilcléia |
|
dc.contributor.author |
Ferreira, Daiane de Fatima |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-17T13:21:05Z |
|
dc.date.available |
2023-05-17T13:21:05Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2746 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho traz uma discussão sobre os propósitos investigativos que acadêmicos do curso de Física do Instituto Federal de Santa Catarina utilizaram em seus trabalhos de intervenção pedagógica desenvolvidos no PIBID nos anos de 2015 e 2016. Os resultados obtidos permitiram identificar, nas atividades propostas pelos bolsistas, várias características investigativas, entre elas a problematização; retomada de ideias; teste de ideias; delimitação das condições; teste de hipóteses; avaliação/justificativa de ideias. A partir de trechos retirados dos projetos foi possível visualizar com mais clareza e exatidão, quais projetos relatavam experiências de atividades investigativas em suas aplicações; assim pensando que uma atividade investigativa pode ser feita de maneiras distintas, com a proposição de uma atividade experimental ou mesmo a leitura de um texto, uma vez que o mais importante é que haja um problema a ser resolvido. Quando comparados os anos analisados, identificou-se um aumento na frequência das características investigativas expressas nos projetos, o que pode ser observado como uma ampliação na compreensão dos bolsistas sobre os propósitos de uma atividade investigativa, bem como, os recursos didáticos utilizados. As presenças de tais características durante o processo de elaboração e aplicação das atividades propostas pelos bolsistas permitem concluir que uma atividade de caráter investigativo deve possuir um conjunto de características básicas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino por investigação |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
pt_BR |
dc.subject |
Projetos de física |
pt_BR |
dc.title |
Os projetos do programa PIBID e as suas aproximações da modalidade de ensino por investigação |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |