Repositório Institucional

O uso de aplicativos de smartphones como ferramenta no ensino de física

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Arins, Alexandre Werner
dc.contributor.author Silva, Bruna Gabriela da
dc.date.accessioned 2023-05-17T13:24:38Z
dc.date.available 2023-05-17T13:24:38Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2747
dc.description.abstract Os recentes avanços e popularização dos smartphones tornaram este aparelho habitual na rotina do cidadão moderno e acessório presente no material escolar de muitos estudantes. Este trabalho apresenta experimentos didáticos em que aplicativos de smartphones são utilizados como instrumentos de detecção, coleta, armazenamento e apresentação de dados. Verificou-se que é possível transformar qualquer ambiente em um laboratório móvel com a ajuda de um smartphone, realizando experimentos simples que abordam diversos temas discutidos no ensino médio. A montagem e execução dos experimentos exploram características desses aparelhos, tais como: sensores variados e de fácil acesso, alta portabilidade, difusão entre os jovens. As atividades pretendem ampliar as discussões sobre conceitos e princípios físicos relacionados ao fenômeno estudado. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Smartphones pt_BR
dc.subject Ferramentas didáticas pt_BR
dc.title O uso de aplicativos de smartphones como ferramenta no ensino de física pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta