dc.contributor.advisor |
Arins, Alexandre Werner |
|
dc.contributor.author |
Silva, Bruna Gabriela da |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-17T13:24:38Z |
|
dc.date.available |
2023-05-17T13:24:38Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2747 |
|
dc.description.abstract |
Os recentes avanços e popularização dos smartphones tornaram este aparelho habitual na rotina do cidadão moderno e acessório presente no material escolar de muitos estudantes. Este trabalho apresenta experimentos didáticos em que aplicativos de smartphones são utilizados como instrumentos de detecção, coleta, armazenamento e apresentação de dados. Verificou-se que é possível transformar qualquer ambiente em um laboratório móvel com a ajuda de um smartphone, realizando experimentos simples que abordam diversos temas discutidos no ensino médio. A montagem e execução dos experimentos exploram características desses aparelhos, tais como: sensores variados e de fácil acesso, alta portabilidade, difusão entre os jovens. As atividades pretendem ampliar as discussões sobre conceitos e princípios físicos relacionados ao fenômeno estudado. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Física - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Smartphones |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas didáticas |
pt_BR |
dc.title |
O uso de aplicativos de smartphones como ferramenta no ensino de física |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |