dc.contributor.advisor |
Arins, Alexandre Werner |
|
dc.contributor.author |
Lima, Fernanda Neja Alves de |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-17T13:26:54Z |
|
dc.date.available |
2023-05-17T13:26:54Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2748 |
|
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata de uma proposta que visa analisar como o programa Modellus utilizado como laboratório virtual pode contribuir para o ensino de Física. Nesta perspectiva a pesquisa buscou investigar a inserção das TIC 's no ensino e suas contribuições , as formas de utilização do programa Modellus nas práticas pedagógicas docentes, bem como suas contribuições e limitações como laboratório virtual no ensino de Física. A implementação da pesquisa contou com intervenções didáticas em duas escolas, uma no município de Jaraguá do Sul e outra no município de Corupá, contando com a participação de 47 estudantes e 2 professores. Para o desenvolvimento das atividades foram elaborados tutoriais com materiais didáticos sobre o uso do programa. As análises da pesquisa foram realizadas por meio de questionários aplicados com os discentes e docentes ao término da intervenção, bem como a interação e observação de todo o desenvolvimento da proposta. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Física - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente virtual de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Modellus (Programa) |
pt_BR |
dc.title |
Uso do programa Modellus na modalidade de laboratório virtual no ensino de física |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |