Repositório Institucional

Uso do programa Modellus na modalidade de laboratório virtual no ensino de física

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Arins, Alexandre Werner
dc.contributor.author Lima, Fernanda Neja Alves de
dc.date.accessioned 2023-05-17T13:26:54Z
dc.date.available 2023-05-17T13:26:54Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2748
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata de uma proposta que visa analisar como o programa Modellus utilizado como laboratório virtual pode contribuir para o ensino de Física. Nesta perspectiva a pesquisa buscou investigar a inserção das TIC 's no ensino e suas contribuições , as formas de utilização do programa Modellus nas práticas pedagógicas docentes, bem como suas contribuições e limitações como laboratório virtual no ensino de Física. A implementação da pesquisa contou com intervenções didáticas em duas escolas, uma no município de Jaraguá do Sul e outra no município de Corupá, contando com a participação de 47 estudantes e 2 professores. Para o desenvolvimento das atividades foram elaborados tutoriais com materiais didáticos sobre o uso do programa. As análises da pesquisa foram realizadas por meio de questionários aplicados com os discentes e docentes ao término da intervenção, bem como a interação e observação de todo o desenvolvimento da proposta. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Ambiente virtual de aprendizagem pt_BR
dc.subject Modellus (Programa) pt_BR
dc.title Uso do programa Modellus na modalidade de laboratório virtual no ensino de física pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta