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Este trabalho apresenta um estudo sobre os aspectos qualitativos das questões de Física Moderna e Contemporânea (FMC), abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio com o objetivo de compreender qual a importância que o ENEM faz desse conteúdo, analisando a frequência que essas questões foram cobradas nas provas entre 2009 e 2015. Foram analisadas um total de 315 questões dos cadernos de Ciências da Natureza, sendo 7 questões de FMC. As questões foram analisadas de acordo com os conceitos, como sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), e de acordo com as Competências e Habilidades necessárias para a resolução das questões que são sugeridas na Matriz de Referência do ENEM. Foi utilizado como metodologia, a análise de conteúdo de Bardin (1977) para a organização do material pesquisado, excluindo questões onde apareciam FMC no contexto da questão, mas a solução da mesma não dependia desse conteúdo. De acordo com a metodologia, verificou-se que FMC surge de forma inexpressiva nos exames e essas questões estavam relacionadas somente ao tema "Matéria e Radiação". Não foram dentificados, nesta pesquisa, assuntos relacionados ao tema "Universo, Terra e Vida". Pela nálise da Matriz de Referência, os conceitos de FMC, no anexo de conteúdos, não são discriminados e também não são referenciados em outros conteúdos de Física. Com relação às Competências e Habilidades, há uma tendência de contextualização relacionada ao uso de tecnologias e a interação entre a matéria e radiação. Conclui-se, portanto, que a frequência que FMC surge no ENEM não pode ser considerado um fator de mudanças de rumo sobre a abordagem dos conteúdos de Física em sala de aula, como proposto nos PCNEM. |
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