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Uma avaliação sobre a abordagem do conteúdo de física moderna e contemporânea no exame nacional do ensino médio

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dc.contributor.advisor Moreski, Luiz Fernando
dc.contributor.author Ramthun, Fernando Topal
dc.date.accessioned 2023-05-17T13:30:09Z
dc.date.available 2023-05-17T13:30:09Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2749
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um estudo sobre os aspectos qualitativos das questões de Física Moderna e Contemporânea (FMC), abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio com o objetivo de compreender qual a importância que o ENEM faz desse conteúdo, analisando a frequência que essas questões foram cobradas nas provas entre 2009 e 2015. Foram analisadas um total de 315 questões dos cadernos de Ciências da Natureza, sendo 7 questões de FMC. As questões foram analisadas de acordo com os conceitos, como sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), e de acordo com as Competências e Habilidades necessárias para a resolução das questões que são sugeridas na Matriz de Referência do ENEM. Foi utilizado como metodologia, a análise de conteúdo de Bardin (1977) para a organização do material pesquisado, excluindo questões onde apareciam FMC no contexto da questão, mas a solução da mesma não dependia desse conteúdo. De acordo com a metodologia, verificou-se que FMC surge de forma inexpressiva nos exames e essas questões estavam relacionadas somente ao tema "Matéria e Radiação". Não foram dentificados, nesta pesquisa, assuntos relacionados ao tema "Universo, Terra e Vida". Pela nálise da Matriz de Referência, os conceitos de FMC, no anexo de conteúdos, não são discriminados e também não são referenciados em outros conteúdos de Física. Com relação às Competências e Habilidades, há uma tendência de contextualização relacionada ao uso de tecnologias e a interação entre a matéria e radiação. Conclui-se, portanto, que a frequência que FMC surge no ENEM não pode ser considerado um fator de mudanças de rumo sobre a abordagem dos conteúdos de Física em sala de aula, como proposto nos PCNEM. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Física moderna pt_BR
dc.title Uma avaliação sobre a abordagem do conteúdo de física moderna e contemporânea no exame nacional do ensino médio pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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