Repositório Institucional

O formalismo matemático no ensino de física e a motivação para o aprendizado

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Ehlert, Sérgio Carlos
dc.contributor.author Milbratz, Sandro
dc.date.accessioned 2023-05-17T13:37:05Z
dc.date.available 2023-05-17T13:37:05Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2751
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata de um estudo feito com 165 alunos do ensino médio da rede estadual de Jaraguá do Sul e dez professores, sendo oito da rede estadual e dois da rede federal. O objetivo foi compreender de que forma a adoção de estratégias de resolução de problemas por parte dos alunos auxilia na superação da desmotivação dos estudantes para o aprendizado de física. Para isso, foi apontada a necessidade de identificar a motivação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e de conhecer os aspectos motivantes e as principais causas da desmotivação no ensino de física. Também, procurou-se distinguir as concepções de ensino de física conceitual e matematizada, para então, conhecer o papel das equações matemáticas no ensino de física. Foi possível, assim, apontar as relações entre matemática e física e caracterizar o papel da modelagem matemática no ensino de física. Salientaram-se as diferenças entre exercícios e problemas e buscou-se observar a forma com que a didática de resolução de problemas empregada pelo professor interfere na motivação para a resolução de problemas em física. Posteriormente, a partir da análise de questionários buscou-se verificar a pertinência da utilização de estratégias de resolução de problemas como forma de superar a desmotivação no ensino de física, em geral, atribuída ao excesso de formalismo matemático. Entre os resultados obtidos, destaca-se que os alunos que adotam mais estratégias de resolução possuem menos dificuldades em resolver problemas em física. Portanto, vê-se a necessidade de o professor dar ênfase em sala de aula à utilização de estratégias na resolução de questões. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Física matemática pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Estratégia de resolução pt_BR
dc.title O formalismo matemático no ensino de física e a motivação para o aprendizado pt_BR
dc.title.alternative uma análise sobre o uso de estratégias de resolução de problemas pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta