dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata de um estudo feito com 165 alunos do ensino médio da rede estadual de Jaraguá do Sul e dez professores, sendo oito da rede estadual e dois da rede federal. O objetivo foi compreender de que forma a adoção de estratégias de resolução de problemas por parte dos alunos auxilia na superação da desmotivação dos estudantes para o aprendizado de física. Para isso, foi apontada a necessidade de identificar a motivação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e de conhecer os aspectos motivantes e as principais causas da desmotivação no ensino de física. Também, procurou-se distinguir as concepções de ensino de física conceitual e matematizada, para então, conhecer o papel das equações matemáticas no ensino de física. Foi possível, assim, apontar as relações entre matemática e física e caracterizar o papel da modelagem matemática no ensino de física. Salientaram-se as diferenças entre exercícios e problemas e buscou-se observar a forma com que a didática de resolução de problemas empregada pelo professor interfere na motivação para a resolução de problemas em física. Posteriormente, a partir da análise de questionários buscou-se verificar a pertinência da utilização de estratégias de resolução de problemas como forma de superar a desmotivação no ensino de física, em geral, atribuída ao excesso de formalismo matemático. Entre os resultados obtidos, destaca-se que os alunos que adotam mais estratégias de resolução possuem menos dificuldades em resolver problemas em física. Portanto, vê-se a necessidade de o professor dar ênfase em sala de aula à utilização de estratégias na resolução de questões. |
pt_BR |