dc.description.abstract |
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória, com o intuito de analisar as representações de gênero dos (as) estudantes do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola de Jaraguá do Sul/SC, quanto à contribuição da mulher para a ciência, com maior enfoque nas ciências da natureza, uma vez que nessa área existe ainda, uma menor representação das mulheres. Para atender a esse objetivo, foi necessário considerar as relações entre gênero, mulher e ciência, apresentada por esses (as) estudantes. Esta pesquisa tem a finalidade ainda de contribuir para ampliar o debate sobre gênero na educação científica, pois se entende que através da educação científica, pode-se ampliar o entendimento crítico dos alunos em relação determinadas temáticas importantes acerca da ciência e suas influências na sociedade. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de dois questionários e grupos focais, realizados com três turmas do 2º ano do Ensino Médio, abrangendo 71 estudantes. Os resultados da pesquisa apontam que a grande maioria dos (as) educandos (as), tinha uma visão inicialmente da ciência como sendo predominantemente masculina, e que a mulher, portanto não tinha contribuições nessa área de atuação. Diante disso, esses dados corroboram com a pouca divulgação da contribuição feminina na ciência, seja nos livros didáticos ou em outros meios midiáticos. Um dos caminhos propostos por esta pesquisa para contribuir na superação das desigualdades de gênero na produção científica é a ênfase pedagógica na educação científica, favorecendo o ensino contextualizado da história da construção do conhecimento, bem como a importância da temática de gênero nessa abordagem. |
pt_BR |