Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Machado, Catia Regina Barp
dc.contributor.author Matei, Ana Paula
dc.date.accessioned 2023-05-17T14:23:59Z
dc.date.available 2023-05-17T14:23:59Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2758
dc.description.abstract O presente trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória, com o intuito de analisar as representações de gênero dos (as) estudantes do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola de Jaraguá do Sul/SC, quanto à contribuição da mulher para a ciência, com maior enfoque nas ciências da natureza, uma vez que nessa área existe ainda, uma menor representação das mulheres. Para atender a esse objetivo, foi necessário considerar as relações entre gênero, mulher e ciência, apresentada por esses (as) estudantes. Esta pesquisa tem a finalidade ainda de contribuir para ampliar o debate sobre gênero na educação científica, pois se entende que através da educação científica, pode-se ampliar o entendimento crítico dos alunos em relação determinadas temáticas importantes acerca da ciência e suas influências na sociedade. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de dois questionários e grupos focais, realizados com três turmas do 2º ano do Ensino Médio, abrangendo 71 estudantes. Os resultados da pesquisa apontam que a grande maioria dos (as) educandos (as), tinha uma visão inicialmente da ciência como sendo predominantemente masculina, e que a mulher, portanto não tinha contribuições nessa área de atuação. Diante disso, esses dados corroboram com a pouca divulgação da contribuição feminina na ciência, seja nos livros didáticos ou em outros meios midiáticos. Um dos caminhos propostos por esta pesquisa para contribuir na superação das desigualdades de gênero na produção científica é a ênfase pedagógica na educação científica, favorecendo o ensino contextualizado da história da construção do conhecimento, bem como a importância da temática de gênero nessa abordagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Mulheres na ciência pt_BR
dc.subject Mulheres cientistas pt_BR
dc.subject Identidade de gênero pt_BR
dc.subject Ciência - Estudo e ensino pt_BR
dc.title Mulher na ciência pt_BR
dc.title.alternative as representações de gênero dos (as) alunos (as) do 2º ano do ensino médio de uma escola de Jaraguá do Sul pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta