Repositório Institucional

Estratégias de ensino aprendizagem na disciplina de física para alunos surdos de scolas inclusivas públicas estaduais da cidade de Jaraguá do Sul

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Ribeiro, Veridiane Pinto
dc.contributor.author Ersching, Clevia Bittencurt
dc.date.accessioned 2023-05-18T10:54:32Z
dc.date.available 2023-05-18T10:54:32Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2764
dc.description.abstract Atualmente muitas escolas se deparam com alunos de inclusão em suas salas e em muitos casos, poucas informações se têm a respeito das singularidades destes alunos. Com o intuito de contribuir na educação de alunos surdos nas aulas de Física, o presente trabalho tem por objetivo geral: analisar transposições e estratégias de ensino realizadas pelos professores de Física voltadas para alunos surdos, bem como a relação pedagógica do professor com o intérprete. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa nas Escolas Estaduais Inclusivas do munícipio de Jaraguá do Sul, nas quais se encontram alunos surdos devidamente matriculados no Ensino Médio. Foram identificadas quatro escolas com este perfil, sendo que em cada escola havia um aluno surdo matriculado, onde foram realizadas doze observações (três por escola), e a coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas, questionários e anotações das observações no Diário de Bordo. A fim de obter-se os objetivos propostos, realizou-se a análise dos dados de forma comparativa dividida em quatro categorias, sendo estas: Estratégias, metodologias e recursos utilizados pelos professores; Formação e atuação profissional dos intérpretes e professores de Física; Estratégias, metodologias e recursos utilizados pelos professores; Funções dos professores e dos intérpretes; Dificuldades dos professores em lecionar para turmas com alunos surdos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Estratégia de ensino pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.title Estratégias de ensino aprendizagem na disciplina de física para alunos surdos de scolas inclusivas públicas estaduais da cidade de Jaraguá do Sul pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta