dc.description.abstract |
Atualmente muitas escolas se deparam com alunos de inclusão em suas salas e em muitos casos, poucas informações se têm a respeito das singularidades destes alunos. Com o intuito de contribuir na educação de alunos surdos nas aulas de Física, o presente trabalho tem por objetivo geral: analisar transposições e estratégias de ensino realizadas pelos professores de Física voltadas para alunos surdos, bem como a relação pedagógica do professor com o intérprete. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa nas Escolas Estaduais Inclusivas do munícipio de Jaraguá do Sul, nas quais se encontram alunos surdos devidamente matriculados no Ensino Médio. Foram identificadas quatro escolas com este perfil, sendo que em cada escola havia um aluno surdo matriculado, onde foram realizadas doze observações (três por escola), e a coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas, questionários e anotações das observações no Diário de Bordo. A fim de obter-se os objetivos propostos, realizou-se a análise dos dados de forma comparativa dividida em quatro categorias, sendo estas: Estratégias, metodologias e recursos utilizados pelos professores; Formação e atuação profissional dos intérpretes e professores de Física; Estratégias, metodologias e recursos utilizados pelos professores; Funções dos professores e dos intérpretes; Dificuldades dos professores em lecionar para turmas com alunos surdos. |
pt_BR |