dc.description.abstract |
O presente trabalho realiza um estudo da proposta de ensinar física através de um experimento didático, o qual se constitui de uma bicicleta adaptada e que dá-se o nome de Fisicleta. Busca-se nesta proposta facilitar o entendimento dos conteúdos de física, justificado pelo objetivo de propiciar aos alunos do ensino médio um aprendizado mais fácil dos conteúdos de física com auxílio de uma bicicleta adaptada. Neste processo serão utilizadas experiências as quais serão aplicadas aos alunos em sala de aula, ensinando conteúdos e conceitos, tais como: inércia, cinemática, força de atrito, força elástica, velocidade angular, transformações de energia. O projeto é uma proposta para auxiliar a didática e a metodologia de ensino utilizada pelo professor de Física, como também despertar um maior interesse dos alunos em aprender física. É uma proposta que traz a prática experimental de uma forma simples e permite que o aluno associe fatos do cotidiano aos conceitos científicos. Deseja-se contribuir também para que o ensino de física possa ser mais valorizado e compreendido por todos, desta forma, contribuindo na elevação dos índices de aprovação dos alunos do ensino médio. |
pt_BR |