dc.contributor.advisor |
Ehlert, Sérgio Carlos |
|
dc.contributor.author |
Engel, Michelle |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-18T11:35:01Z |
|
dc.date.available |
2023-05-18T11:35:01Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2769 |
|
dc.description.abstract |
Esta monografia apresenta uma pesquisa realizada de forma bibliográfica em livros que abordam o ensino de ciências em diferentes contextos históricos e em documentos que norteiam o ensino dessa área no país. Foram realizadas pesquisas de campo com professores que atuam na rede municipal e estadual no município de Jaraguá do Sul/SC, com o intuito de verificar como os professores de ciências trabalham os conteúdos de física nas séries finais do ensino fundamental com questões que abordam as metodologias de ensino, os materiais didáticos utilizados nas aulas e as formas de avaliação. A pesquisa de campo foi estendida aos alunos do nono ano do ensino fundamental e ao primeiro ano do ensino médio com o objetivo de identificar a capacidade dos alunos em compreender a física como ciência, e a sua relação com o cotidiano. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Física - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Dos conteúdos de física e de ciências naturais propostos pelos documentos oficiais à relação que os alunos fazem deles no seu cotidiano |
pt_BR |
dc.title.alternative |
uma análise exploratória |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |