dc.contributor.advisor |
Arins, Alexandre Werner |
|
dc.contributor.author |
Seibel, Vilmar Antonio |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-18T11:39:47Z |
|
dc.date.available |
2023-05-18T11:39:47Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2770 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho buscou verificar se houve aprendizagem significativa dos conteúdos de astronomia que devem ser ensinados durante o ensino fundamental em escolas da Rede Municipal de Ensino na Cidade de Jaraguá do Sul. Neste estudo inicialmente foi realizado um levantamento dos conteúdos que os alunos deveriam aprender sobre astronomia segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental, confrontando-os com os conteúdos presentes nos livros didáticos utilizados pela rede municipal no Ensino fundamental. Tendo como base os PCNs e os livros didáticos, foi elaborado um questionário que foi aplicado a 165 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de Escolas da Rede Pública Municipal e 172 alunos do 1º ano do Ensino Médio da Rede Estadual e do Instituto Federal de Santa Catarina. Analisando os dados obtidos nesta pesquisa, percebe-se que há uma falha no sistema de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Astronomia, pois várias perguntas que podem ser consideradas fáceis por tratarem de temas presentes no cotidiano dos estudantes não foram respondidas corretamente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Astronomia |
pt_BR |
dc.title |
Conhecimentos de astronomia adquiridos por estudantes durante o ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |