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Concepções de ciência em livros didáticos de física

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dc.contributor.advisor Arthury, Luiz Henrique Martins
dc.contributor.author Alencar, Sarah Orthmann Tavernard de
dc.date.accessioned 2023-05-18T12:01:51Z
dc.date.available 2023-05-18T12:01:51Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2773
dc.description.abstract Este trabalho é uma pesquisa em Ensino de Física, assim como Ensino de Ciências, que realizou estudos na área de História e Filosofia da Ciência (HFC). Tendo em vista as contribuições de tal área para o Ensino de Ciências a partir do referencial teórico que indica a importância do desenvolvimento de uma compreensão sobre a natureza da Ciência neste, assim como o papel desempenhado pelo Livro Didático na realidade escolar brasileira, o objetivo da pesquisa foi de analisar as concepções de Ciência presentes em livros didáticos de Física para o Ensino Médio inclusos no guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Através, então, de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica, foi desenvolvido um roteiro de análise como instrumento de coleta, utilizado para analisar o guia do PNLD de 2018 e a coleção "Física", de Bonjorno et al. (2016), escolhida por ter sido a coleção mais distribuída no ciclo anterior do programa. Foram identificados alguns critérios do PNLD que contemplam a abordagem históricofilosófica da Ciência, principalmente como uma maneira de contextualização para o Ensino de Física. Tendo como base as concepções inadequadas da atividade científica descritas por Gil-Pérez et al. (2001), que devem ser, então, evitadas no Ensino de Ciências, puderam ser identificados trechos de oposição a tais concepções (algo, então, desejável para o ensino) e de aproximação a tais concepções na coleção analisada. Dentre os três volumes da obra, foram selecionados 156 trechos que abordam a atividade científica, analisados em 372 categorizações, que expressaram, em maioria, oposições às concepções adequadas. Percebem-se, então, aspectos positivos na abordagem da natureza da Ciência na coleção analisada, assim como aspectos que podem ser melhorados ¿ principalmente uma maior discussão relacionada a algumas das concepções inadequadas, muitas vezes transmitidas através de omissão. A resenha para tal obra presente no guia PNLD 2018 não faz referência direta à abordagem da natureza da Ciência em tal coleção, impossibilitando relacionar diretamente a análise da presente pesquisa com a análise do programa. Por fim, evidencia-se a importância da mediação docente no uso de ferramentas didáticas como livros didáticos, assim de uma pesquisa mais ampla que envolva todas as coleções do PNLD. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Natureza da ciência pt_BR
dc.subject História e filosofia da ciência pt_BR
dc.subject Ciência - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.title Concepções de ciência em livros didáticos de física pt_BR
dc.title.alternative estudo de uma coleção do PNLD pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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