dc.contributor.advisor |
Arthury, Luiz Henrique Martins |
|
dc.contributor.author |
Silva, João Otavio Garcia da |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-18T12:04:07Z |
|
dc.date.available |
2023-05-18T12:04:07Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2774 |
|
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo investigar quais são as concepções de professores de Física, das escolas da rede estadual de Santa Catarina no município de Jaraguá do Sul, a cerca da atividade científica. Para tal identificação, foram realizadas entrevistas com professores previamente contatados, sendo as entrevistas organizadas por meio de um roteiro de entrevista com nove perguntas. Após as entrevistas realizadas, essas foram transcritas e analisadas com base em uma categorização que destacava cinco concepções de ciência, elaboradas principalmente baseadas em pesquisas da área de epistemologia, História e Filosofia da Ciência e contrastadas com a filosofia da ciência de Karl Popper, sempre que possível. O principal resultado identificado foi que, a maioria das concepções dos professores entrevistados, são concepções indutivistas ingênuas da atividade científica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
História e filosofia da ciência |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência |
pt_BR |
dc.title |
Concepção de professores de física de Jaraguá do Sul a respeito da natureza da ciência |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |