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As teorias de Reuven Feuerstein nos estudos acadêmico-científicos do Brasil

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dc.contributor.advisor Cruz, Josué Jorge
dc.contributor.author Cattoni, Êntoni Eccel
dc.date.accessioned 2023-05-18T12:13:11Z
dc.date.available 2023-05-18T12:13:11Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2776
dc.description.abstract Diferentes autores estudaram o processo de ensino aprendizagem, dentre eles está Reuven Feuerstein, um psicólogo e pedagogo romeno que criou a Teoria da Modificabilidade Cognitiva e a Experiência de Aprendizagem Mediada e com base nelas desenvolveu três sistemas para aplicá-las: o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), a Avaliação de Propensão ao Aprendizado (Lpad) e o Sistema de Ambientes Modificantes (SAM). Seu trabalho tem apresentado resultados significativos, contudo ainda não é muito conhecido no meio acadêmico brasileiro. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral: verificar como as teorias de Reuven Feuerstein aparecem nos trabalhos acadêmico-científicos do Brasil. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para se constituir o corpus, que é composto por 17 artigos acadêmicos de periódicos brasileiros indexados no portal de periódicos da CAPES os quais versam sobre as suas teorias. Num segundo momento, esses artigos foram para a análise em que se buscou identificar o uso que eles fazem das teorias de Feuerstein, os seus desdobramentos em termos de pesquisa e suas áreas de concentração. Perceberam-se cinco usos das teorias, que foram divididos em quatro categorias: fundamentação, expressão, formação e PEI, sendo que o predomínio ficou na categoria da expressão. Compreendeu-se que os desdobramentos resultantes dos usos das teorias foram significativos, uma vez que as teorias: nos artigos fundamentação, foram propostas como ferramentas no tratamento de doenças neurológicas; nos artigos expressão, caracterizaram situações de aprendizagem com resultados objetivos e com nível adequado de concordância; nos artigos formação, trouxeram evolução às situações de aprendizagem; nos artigos PEI, houve evolução semelhante. Em relação às áreas de concentração, verificaramse quatro: comunicação e informação, psicologia, interdisciplinar e educação, que foi a predominante. Entende-se que esta pesquisa conseguiu mapear e descrever diversas experiências de utilização das teorias, podendo assim expressar e apresentar seu potencial e sua vasta funcionalidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Reuven Feuerstein pt_BR
dc.subject Aprendizagem mediada - experiência pt_BR
dc.subject Modificabilidade cognitiva pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.title As teorias de Reuven Feuerstein nos estudos acadêmico-científicos do Brasil pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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