dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo, apresentar uma pesquisa exploratória sobre as concepções de professores orientadores dos projetos participantes da Feira de Ciências de 2015 organizada pela Gerência Regional de Educação de Jaraguá do Sul (GERED), visando refletir sobre o desenvolvimento dos trabalhos realizados para a Feira de Ciências, assim como, o nível de importância que esses professores atribuem à participação na feira de ciências quanto à sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Seis professores da área das ciências da natureza foram entrevistados, os dados foram coletados por meio de registro manual, após, organizados e analisados de forma qualitativa. Constatou-se que apenas um dos professores entrevistados, não teve momentos voltados para o desenvolvimento de projetos de pesquisa no decorrer sua formação. Três destes professores realizaram trabalhos investigativos na feira analisada, e atribuíram nível de importância máximo a todas às questões admitidas nessa pesquisa como contribuições relevantes acerca do processo de ensinoaprendizagem, enquanto que, os outros entrevistados, atribuíram nível de importância inferior às mesmas questões, sinalizando que não conseguem visualizar com clareza as contribuições trazidas pelas feiras de ciências no processo de ensino aprendizagem para os estudantes. Todos os entrevistados gostariam de participar de uma capacitação, em destaque, ligados a questões de desenvolvimento de pesquisa científica em sala de aula. Notoriamente o que dificulta a realização de projetos é a falta de carga horária disponível, neste sentido, o professor pode abordar assuntos que estejam ligados ao contexto das atividades em sala de aula. |
pt_BR |