Repositório Institucional

As concepções de professores sobre as feiras de ciências organizadas pela gerência regional de educação de Jaraguá do Sul

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Maia, Jaison Vieira da
dc.contributor.author Bileski, Aline Fernanda
dc.date.accessioned 2023-05-18T12:18:00Z
dc.date.available 2023-05-18T12:18:00Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2778
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo, apresentar uma pesquisa exploratória sobre as concepções de professores orientadores dos projetos participantes da Feira de Ciências de 2015 organizada pela Gerência Regional de Educação de Jaraguá do Sul (GERED), visando refletir sobre o desenvolvimento dos trabalhos realizados para a Feira de Ciências, assim como, o nível de importância que esses professores atribuem à participação na feira de ciências quanto à sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Seis professores da área das ciências da natureza foram entrevistados, os dados foram coletados por meio de registro manual, após, organizados e analisados de forma qualitativa. Constatou-se que apenas um dos professores entrevistados, não teve momentos voltados para o desenvolvimento de projetos de pesquisa no decorrer sua formação. Três destes professores realizaram trabalhos investigativos na feira analisada, e atribuíram nível de importância máximo a todas às questões admitidas nessa pesquisa como contribuições relevantes acerca do processo de ensinoaprendizagem, enquanto que, os outros entrevistados, atribuíram nível de importância inferior às mesmas questões, sinalizando que não conseguem visualizar com clareza as contribuições trazidas pelas feiras de ciências no processo de ensino aprendizagem para os estudantes. Todos os entrevistados gostariam de participar de uma capacitação, em destaque, ligados a questões de desenvolvimento de pesquisa científica em sala de aula. Notoriamente o que dificulta a realização de projetos é a falta de carga horária disponível, neste sentido, o professor pode abordar assuntos que estejam ligados ao contexto das atividades em sala de aula. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Feiras de ciências pt_BR
dc.subject Pesquisa pt_BR
dc.subject Trabalhos investigativos pt_BR
dc.title As concepções de professores sobre as feiras de ciências organizadas pela gerência regional de educação de Jaraguá do Sul pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta