dc.description.abstract |
No presente Trabalho de Conclusão de Curso buscou-se investigar as concepções de ciência de um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Jaraguá do Sul. Para isso, propôs-se uma reflexão sobre a utilização de filmes de ficção científica como elemento problematizador sobre a Natureza da Ciência, além de apresentar a análise de alguns trechos de filmes em relação a concepções inadequadas da atividade científica, segundo literatura especializada. Para identificar as concepções dos estudantes, implementou-se um questionário contendo questões sobre a atividade científica, sendo exibidos na sequência alguns trechos de filmes de modo que os estudantes se posicionassem diante da concepção de ciência representada. Em seguida, proporcionou-se um momento de discussão aportado em um texto acerca do processo de construção do conhecimento científico. Através de uma atividade final, buscou-se uma possível reconstrução da visão dos estudantes acerca da Natureza da Ciência. A partir dos dados obtidos se verificou a presença de concepções inadequadas da ciência na fala dos estudantes. Quanto à utilização dos trechos de filmes para dar subsídios às discussões acerca da Natureza da Ciência, estes se mostraram ferramentas relevantes, uma vez que, no grupo de estudantes pesquisados, todos tinham acesso a este tipo de produto cultural. Finalmente, compreendeu-se que, para que haja uma reestruturação significativa das concepções dos estudantes diante dos aspectos metodológicos da ciência, são necessárias outras estratégias pedagógicas, pois com uma intervenção pontual encontraram-se inúmeros limites para tal mudança. |
pt_BR |