dc.description.abstract |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória, cujo objetivo foi analisar o uso do Facebook como suporte didático para a promoção da alfabetização científica de estudantes na área de Ensino de Física. De modo mais específico, buscou-se compreender o uso das redes sociais na atualidade e sua influência na área da educação científica, assim como; identificar a forma como um grupo de estudantes utiliza o Facebook no seu cotidiano; verificar os sentidos atribuídos pelos estudantes com relação ao uso do Facebook no processo de ensino e aprendizagem na área de Ensino de Física; e por fim, refletir sobre o potencial das redes sociais na alfabetização científica dos estudantes. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um diário de campo, questionários, uma intervenção pedagógica e a criação de um Grupo na rede social Facebook. O material empírico foi coletado durante o Estágio de Regência II, onde foi desenvolvida a intervenção pedagógica, com práticas educativas voltadas a alfabetização científica. Esta intervenção foi desenvolvida em (3) três turmas de 2º anos, totalizando 65 (sessenta e cinco) estudantes, da Escola de Ensino Médio Abdon Batista, localizada no município de Jaraguá do Sul. A partir dos dados obtidos, verificou-se que os estudantes pesquisados tendem a realizar um uso "empobrecido" dos recursos (principalmente da opção curtir páginas) que a rede social Facebook oferece. Acredita-se que a rede social Facebook pode ser potencialmente significativa na promoção da alfabetização científica dos estudantes. No entanto, são necessárias mudanças na forma de uso e acesso a esta rede social no âmbito escolar, na organização das práticas educativas que utilizem os recursos desta rede social, bem como, na forma dos estudantes utilizarem os recursos oferecidos pelo Facebook, visando o acesso e o debate em torno de questões científicas, que possibilite a tomada de decisões responsáveis na vida cotidiana. |
pt_BR |