dc.description.abstract |
Este é um estudo de caso sobre o programa Conectando Saberes (CS) que usa a metodologia de ensino por pesquisa e suas aproximações com a Alfabetização Científica 2 (AC). Assim, o objetivo do trabalho é avaliar quais as contribuições da metodologia de ensino por pesquisa científica à AC dos estudantes participantes do CS. Segundo Chassot (2003), a alfabetização científica pode ser considerada como uma das dimensões para potencializar alternativas que privilegiam uma educação mais comprometida, e dessa forma supere o ensino tradicional, de modo a cumprir com os atuais currículos de ciência. O ensino por meio da pesquisa pode contribuir para propiciar uma alfabetização científica ao aluno (Demo, 2010). Em uma pesquisa recente, realizada pelo Instituto Abramundo (2014), o Indicador de Letramento Científico ¿ILC- trouxe resultados preocupantes para a educação brasileira. Dessa forma, reveste-se de grande importância o estudo de iniciativas que empregam a pesquisa como metodologia de ensino. Neste sentido, realizou-se um acompanhamento do programa CS, por meio de observação, análise de documentos, entrevistas e aplicação de questionários a fim de descrever o mesmo e avaliar a contribuição deste para a AC nos alunos. Na entrevista com os professores ficou latente que o principal objetivo do programa CS é colocar os alunos em contato com a pesquisa científica, a fim de que eles possam compreender esta atividade e seus diferentes aspectos, bem como executar projetos de pesquisa. Percebeu-se que o CS contribui com o desenvolvimento de habilidades necessárias para a AC. Os resultados evidenciam, ainda, uma diferença significativa quando comparados os resultados do ILC apresentado por brasileiros que cursaram ou estão cursando o ensino médio com aqueles atingidos pelos alunos que tem contato com o programa CS. |
pt_BR |