dc.description.abstract |
Compreender o cosmo em toda sua complexidade pode ser considerada como uma das
primeiras atividades científicas desenvolvidas na história, proporcionando avanços científicos não apenas para a compreensão do Universo, como também para o desenvolvimento de boa parte de nossa tecnologia. Dentro da Astrofísica, uma das áreas centrais de estudo é a da Relatividade, que, além de ser lugar comum na academia, têm aparecido também nas telas de cinema com filmes que usam essa temática (buracos negros, “buracos de minhoca”, viagens no tempo). Assim, se as aulas de física não se utilizarem desse imaginário, esse espaço será preenchido por fontes e narrativas distorcidas, quando não totalmente equivocadas, produzindo no aluno uma imagem totalmente inadequada tanto dos conceitos envolvidos quanto da própria atividade científica. Contudo, mesmo representando um campo bastante basilar para toda a ciência, a astrofísica costumeiramente é vista de modo bastante limitado na escola, ao mesmo tempo em que é fonte de muitas dúvidas e curiosidades dos alunos. Visando expandir o universo do aluno em função do conhecimento da astrofísica, o presente trabalho teve como objetivo produzir um material didático sobre o tema Astrofísica Moderna no Ensino Médio, analisando na sequência a percepção de professores de Física, atuantes no Ensino Médio, a respeito das potencialidades da proposta por meio de um questionário
previamente elaborado no Formulário Google. |
pt_BR |