dc.description.abstract |
O céu sempre encantou o homem, seja ele moderno ou antigo. Durante o dia
o céu abriga o poderoso Sol, em uma imensidão azul. Ainda durante o dia, a Lua
muitas vezes pode ser vista, mas é na noite em que ela impera, com suas fases. A
pesquisa aqui desenvolvida teve por foco o Ensino de Astronomia no Ensino Médio,
durante as aulas de Física, através da elaboração de um Caderno de Atividades de
Astronomia a partir de uma abordagem interdisciplinar dos conceitos envolvidos no
estudo das Fases da Lua, sob o olhar de professores de Física atuantes no Ensino
Médio. Após a construção do material, o mesmo foi analisado por professores de
Física. A partir da análise do material produzido e dos dados coletados, foi possível
atingir os objetivos de forma parcial. Levando em consideração que apesar da
elaboração do Caderno de Atividades de Astronomia ter sido concluída, apenas 01
professor respondeu ao questionário de análise do Caderno de Atividades. Impedindo
assim que a análise do material pudesse ser realizada de forma completa e mais
abrangente. Entretanto, a partir das respostas obtidas e análise crítica do autor foi
possível notar que o Caderno de Atividades possui indicativos que nos mostram seu
potencial para aplicação em sala de aula. |
pt_BR |