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Atividades experimentais para o ensino de física nos manuais didáticos do Instituto Ayrton Senna

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dc.contributor.advisor Dobrowolski, Dilcléia
dc.contributor.author Muniz, Lucas Leandro da Roza
dc.date.accessioned 2023-05-19T13:18:14Z
dc.date.available 2023-05-19T13:18:14Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2805
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa qualitativa, documental, cujo objetivo principal foi analisar os roteiros de experimentos de Física, presentes nos Cadernos do Estudante e nas Orientações para Planos de Aulas, utilizados nas escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina, que adotam a proposta de Ensino Médio Integral, em Tempo Integral, e possuem parceria com o Instituto Ayrton Senna. Neste trabalho apresentamos um breve resgate histórico do ensino de Física no Brasil, até a atual implementação da Base Nacional Comum Curricular. Considerando que os materiais analisados nesta pesquisa foram desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna, apresentamos também, a história dessa instituição e a sua atuação na educação pública brasileira. Em seguida apresentamos os principais conceitos sobre a experimentação no ensino de Física, como a diferença entre a experimentação didática e a experimentação científica, as diferentes abordagens das atividades experimentais e, por último, discutimos a importância da análise de materiais didáticos. A partir disso, analisamos a abordagem das atividades nos roteiros de experimentos de Física, presentes nesses materiais. Para isso, buscamos inicialmente elencar critérios para análise dos roteiros de experimentos, a partir de um estudo bibliográfico prévio para a revisão dos possíveis instrumentos de coleta e análise de dados. Com as categorias de análise definidas, investigamos os materiais, identificando a abordagem das atividades experimentais. Para caracterizar estes materiais desenvolvemos um questionário que foi aplicado com um professor que trabalha em uma escola, que adota o Caderno do Estudante e as Orientações para Planos de Aulas. Esse questionário foi aplicado para definir o material e a forma como os manuais são desenvolvidos, revisados e atualizados, visto que são encontradas poucas informações na internet. Após a análise dos roteiros de experimentos foi possível constatar que a maior parte possui Grau 2 e 3 de liberdade intelectual, o que evidencia a predominância das abordagens demonstrativas e verificativas. Analisando os roteiros percebemos que os Cadernos dos Estudantes apresentam, predominantemente a abordagem verificativa e as Orientações para Planos de Aulas a abordagem demonstrativa. Por mais que a maioria das atividades experimentais apresentadas sejam verificativas e demonstrativas, elas são desenvolvidas de forma mais flexível. Dessa forma, para as atividades demonstrativas são adotadas demonstrações abertas, que permitem maior participação do estudante. O mesmo ocorre com as atividades verificativas, que no fim permitem uma maior participação do estudante na discussão dos resultados. A partir disso, concluímos que os materiais analisados apresentam diversos elementos investigativos, por mais que sejam apresentadas poucas atividades experimentais com abordagem completamente investigativa. Ademais, defendemos a aproximação das práticas experimentais científicas, das práticas experimentais desenvolvidas nas escolas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Roteiros de experimentos pt_BR
dc.subject Abordagem dos experimentos pt_BR
dc.subject Manuais didáticos pt_BR
dc.title Atividades experimentais para o ensino de física nos manuais didáticos do Instituto Ayrton Senna pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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