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O presente trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa qualitativa, documental,
cujo objetivo principal foi analisar os roteiros de experimentos de Física, presentes
nos Cadernos do Estudante e nas Orientações para Planos de Aulas, utilizados nas
escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina, que adotam a proposta de
Ensino Médio Integral, em Tempo Integral, e possuem parceria com o Instituto
Ayrton Senna. Neste trabalho apresentamos um breve resgate histórico do ensino de
Física no Brasil, até a atual implementação da Base Nacional Comum Curricular.
Considerando que os materiais analisados nesta pesquisa foram desenvolvidos pelo
Instituto Ayrton Senna, apresentamos também, a história dessa instituição e a sua
atuação na educação pública brasileira. Em seguida apresentamos os principais
conceitos sobre a experimentação no ensino de Física, como a diferença entre a
experimentação didática e a experimentação científica, as diferentes abordagens
das atividades experimentais e, por último, discutimos a importância da análise de
materiais didáticos. A partir disso, analisamos a abordagem das atividades nos
roteiros de experimentos de Física, presentes nesses materiais. Para isso,
buscamos inicialmente elencar critérios para análise dos roteiros de experimentos, a
partir de um estudo bibliográfico prévio para a revisão dos possíveis instrumentos de
coleta e análise de dados. Com as categorias de análise definidas, investigamos os
materiais, identificando a abordagem das atividades experimentais. Para caracterizar
estes materiais desenvolvemos um questionário que foi aplicado com um professor
que trabalha em uma escola, que adota o Caderno do Estudante e as Orientações
para Planos de Aulas. Esse questionário foi aplicado para definir o material e a forma
como os manuais são desenvolvidos, revisados e atualizados, visto que são
encontradas poucas informações na internet. Após a análise dos roteiros de
experimentos foi possível constatar que a maior parte possui Grau 2 e 3 de liberdade
intelectual, o que evidencia a predominância das abordagens demonstrativas e
verificativas. Analisando os roteiros percebemos que os Cadernos dos Estudantes
apresentam, predominantemente a abordagem verificativa e as Orientações para
Planos de Aulas a abordagem demonstrativa. Por mais que a maioria das atividades
experimentais apresentadas sejam verificativas e demonstrativas, elas são
desenvolvidas de forma mais flexível. Dessa forma, para as atividades
demonstrativas são adotadas demonstrações abertas, que permitem maior
participação do estudante. O mesmo ocorre com as atividades verificativas, que no
fim permitem uma maior participação do estudante na discussão dos resultados. A
partir disso, concluímos que os materiais analisados apresentam diversos elementos
investigativos, por mais que sejam apresentadas poucas atividades experimentais
com abordagem completamente investigativa. Ademais, defendemos a aproximação
das práticas experimentais científicas, das práticas experimentais desenvolvidas nas
escolas. |
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