dc.contributor.advisor |
Maia, Jaison Vieira da |
|
dc.contributor.author |
Born, Camila Cristina |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-23T13:53:29Z |
|
dc.date.available |
2023-05-23T13:53:29Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2810 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo do presente trabalho foi investigar as potencialidades e desafios de
um planejamento coletivo interdisciplinar que utilizasse a abordagem Science,
Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM) com foco nas habilidades
da BNCC. Analisando os dados coletados ao longo da execução da pesquisa, e o
produto final, a sequência didática sobre eletricidade destinado ao 8º ano do ensino
fundamental, segundo os docentes participantes e a gestão da escola, pode se
concluir que apesar de desafiador, o planejamento coletivo utilizando a abordagem
STEAM de forma interdisciplinar é uma alternativa promissora para a implantação de
currículos baseados na BNCC, e que alguns aspectos como tempo de planejamento
e a mediação podem potencializar e muito essa interação entre docentes de
diferentes áreas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento interdisciplinar |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem STEAM |
pt_BR |
dc.subject |
BNCC |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento coletivo de uma sequência didática sobre eletricidade usando a abordagem STEAM à luz da BNCC |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação em Ciências e Matemática |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |