dc.description.abstract |
O presente trabalho foi desenvolvido buscando estimular as percepções visuais e
táteis dos estudantes no que se refere a compreensão das Funções de Segundo
Grau ou Funções Quadráticas. Deste modo, todo o currículo intrínseco ao assunto
referenciado foi abordado através da construção de uma parábola, que nada mais é
do que a forma de representação gráfica deste tipo de função. Para concretizar o
projeto, propôs-se então a construção em grupos, de maquetes alusivas à Ponte
Pênsil Hercílio Luz - que por ser uma ponte suspensa, com dois mastros de
sustentação que unem cabos de forma curvilínea, evidencia uma parábola. Com a
finalização dos projetos, os aprofundamentos teóricos puderam ser feitos. Foram
contemplados no estudo: a caracterização de uma Função de Segundo Grau, o
método de Bhaskara para encontrar as raízes reais, o ponto de vértice e a
interpretação dos dados, seja dos sinais atribuídos aos coeficientes numéricos, do
valor do delta encontrado ou do número de elementos que compõe o conjunto
solução. Todo o aprofundamento foi guiado por pesquisas em sala de informática,
aulas expositivas e leitura de livros didáticos. Para finalizar a pesquisa, foram
coletados dados através de formulários preenchidos individualmente por aluno,
buscando não apenas avaliar os conhecimentos adquiridos, mas também, medir o
nível de interesse e satisfação na realização deste projeto. Por meio desta análise,
pode-se constatar que apesar de algumas dificuldades, o projeto foi bem sucedido,
alcançado os seus objetivos iniciais no que tange ao envolvimento e participação do
aluno e nível de conhecimento adquirido por ele. |
pt_BR |